A responsabilidade corporativa tem sido critério de consumidores na hora de escolher produtos, evidenciando a importância do mercado pensar em pautas sociais e ambientais
A adoção de políticas de respeito ao meio ambiente tem sido, cada vez mais, um dos critérios avaliados pelos consumidores na hora de escolher produtos. Processos produtivos de menor impacto atraem e fidelizam os clientes e quem fica de fora perde também um nicho de mercado.
Atentas às estratégias de responsabilidade corporativa, as empresas têm buscado fontes renováveis de energia. Reduzir a fatura, aumentar a competitividade e também colaborar com a sustentabilidade ambiental estão entre as principais motivações para a crescente procura por painéis solares. No ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), mesmo com a pandemia, o uso de energia solar fotovoltaica cresceu cerca de 60%.
Elencamos os principais motivos para as empresas investirem em energia solar:
1- Baixo impacto ambiental
Substituta da energia elétrica convencional, a energia solar fotovoltaica é totalmente renovável e limpa, sem a emissão de gases de efeito estufa. Dentre todas as fontes energéticas, é a que possui o menor impacto ao meio ambiente.
O sistema fotovoltaico é composto de placas feitas a base de materiais semicondutores como o silício. O painel é composto de placas, que geralmente são instaladas em cima do telhado. A quantidade de módulos utilizados varia de acordo com o consumo de energia que deseja. Todos os equipamentos podem ser reciclados, o que contribui ainda mais para a sustentabilidade do processo
2- Economia com fatura e aumento da competitividade
Quanto mais altos os valores pagos em energia, mais afetada é a competitividade das empresas e a rentabilidade do negócio. Mesmo empresas que contam com demanda contratada, estipulada em contrato, pagam taxas elevadas pela distribuição.
A energia solar é a fonte de autogeração mais barata que existe. Como a matéria-prima é a luminosidade, ela não acaba e ainda é de graça. A economia na conta de luz pode chegar a 90%. O tempo para pagar o investimento nas placas varia de acordo com alguns fatores, como o próprio consumo de energia. Mas a estimativa é que entre quatro e seis anos, todo o montante seja abatido.
3- Manutenção facilitada e durabilidade
A vida útil do produto compensa o investimento. O equipamento composto de painéis fotovoltaicos é desenvolvido para resistir a situações extremas, como o granizo, e possui durabilidade de até 30 anos. Verificar as conexões elétricas e a situação dos dispositivos de segurança é um dos itens necessários. Mas os empreendedores não precisam fazer manutenções de forma constante, a indicação é ao menos duas vezes ao ano a partir do primeiro ano de instalação da usina.
A TAB energia, empresa referência no setor, pode ajudar com esse processo através do programa de gestão de usinas solares, o “TAB performance”. A indicação é que ela seja realizada duas vezes ao ano.
Empresa de energia renovável de Joinville possui melhor avaliação do Estado
Localizada no município de Joinville, a TAB Energia é uma empresa de energia renovável criada em 2016, com foco em geração solar fotovoltaica. É especialista em projetos para indústrias, com equipe composta por mais de 10 engenheiros.
Além de ser o maior empreendimento do ramo, com mais de 6MWp (seis megawatts) instalados no Estado, a empresa possui a melhor avaliação, segundo o Portal Solar. Também é reconhecida pelo Conselho Regional de Engenharia (CREA/SC) e conta com a Certificação Internacional de Peritos em Energia. Ainda, é integrador 5 estrelas da WEG e única empresa a realizar um projeto de sistema fotovoltaico em parceria com a Celesc, a distribuidora de energia elétrica catarinense. O case foi do Hospital Bethesda, também em Joinville.
Em sua história, estão 17.500 painéis instalados e uma economia de energia de 6.758.261 kWh por ano, o equivalente a 3,5 mil árvores plantadas no período.
Indústria com energia mais limpa e fatura mais baixa
A TAB Energia atende projetos industriais de grande porte e possui instalações principalmente em Santa Catarina e no Paraná, e é possível conferir os projetos diretamente no site da empresa. Agora, a companhia está em expansão com representantes comerciais em outros mercados, que possuem acesso 24h a materiais, treinamentos e suporte da equipe, com acompanhamento da diretoria em todos os negócios. Os interessados podem se cadastrar no site da empresa.
Referência no setor energético, a TAB energia trabalha com estudo de viabilidade, o que possibilita mostrar ao cliente o tempo de retorno do investimento nos painéis fotovoltaicos. O estudo leva em consideração se a indústria é consumidora do mercado livre de energia, por exemplo. Alguns cases de empreendimentos que instalaram o sistema de geração solar já tiveram o retorno completo do valor empregado em dois ou três anos. Empresas como Erzinger, Franklin Electric, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville confiaram no trabalho e já perceberam os benefícios da energia solar.
A Erzinger, uma das maiores indústrias de Joinville, conseguiu uma redução expressiva na conta de energia. A fatura, que passava dos 30 mil reais, agora custa por volta de seis mil. Michel Kazmierski, Diretor Comercial da TAB energia, afirma que o primeiro estudo de viabilidade para a empresa apresentava um tempo de retorno do investimento de seis anos. No entanto, as condições melhoraram com uma linha de financiamento com juros baixos e prazo estendido.
— Isso possibilitou a troca da parcela da Celesc pelo financiamento com uma parcela menor gerando retorno imediato e reduzindo o payback esperado. A linha do Fundo Clima foi decisiva neste projeto e a Erzinger aproveitou esta oportunidade.
Segundo Michel, a economia anual hoje é estimada em mais de 183 mil reais. Ele conta que o investimento no sistema de geração de energia fotovoltaica também foi realizado pela preocupação com a sustentabilidade.
— Agora a Erzinger não está mais dependente do mercado cativo e está protegida contra os aumentos inflacionários da tarifa de energia elétrica, que vem sendo cada vez mais expressivos.
Estudos facilitados
A TAB possui uma rede de parcerias com bancos e cooperativas de créditos, que ajudam a encontrar o financiamento ideal para a sua usina solar. Além disso, oferece serviços como software exclusivo para acompanhamento da produção de energia da sua usina, aumento de carga, estudo de seletividade, análise da qualidade de energia e projeto de migração do grupo A para o grupo B, limpeza dos módulos fotovoltaicos, entre outros serviços.
A empresa conta também com equipe de sucesso do cliente e um programa de indicações chamado Amigos do Sol, onde cada indicação pode ser recompensada caso o cliente venha a fechar um projeto.
Fonte: NSC Total
Comentários