Energia Solar dobrou capacidade de geração em 2020

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) mostram que a geração solar registrou um crescimento significativo no país em 2020, impulsionada pela queda persistente no preço dos equipamentos observada nos últimos anos. No ano passado, a capacidade instalada chegou a 7,5 GW, com um crescimento de cerca de 63% na comparação com 2019 (4,6 GW). Esse crescimento também foi catalisado por novos investimentos que somaram cerca de R$ 12 bilhões em 2020. Desse total, quase 80% foram direcionados para projetos de geração distribuída, que respondeu por 2,2 GW desse aumento.

Para 2021, a expectativa é de que o setor registre mais crescimento, a despeito das dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil. A ABSOLAR prevê que a capacidade instalada no país alcance 12,6 GW neste ano, beneficiada por R$ 22,6 bilhões em novos investimentos previstos. O Estadão ouviu representantes da indústria solar e especialistas para analisar o potencial dessa fonte energética no Brasil. “Enxergamos uma transformação do setor elétrico no Brasil e um crescimento da matriz, com a capacidade de geração mais que dobrando até 2050, somando 250 GW de nova capacidade. Quase 50% disso será com fonte solar”, explicou Luiza Demôro, analista da Bloomberg NEF, citada pelo Portal Solar.

Em tempo: Prejudicado pela estiagem prolongada nas regiões das principais usinas hidrelétricas, o Brasil terá em 2021 seu menor aumento de capacidade de geração elétrica em nove anos. Segundo O Globo, o governo federal enxerga esse cenário com preocupação, especialmente se o país retomar o crescimento econômico nos próximos anos, e pretende intensificar a diversificação da matriz elétrica nacional, com foco na geração termelétrica, eólica e solar. A ideia é diminuir a fatia das hidrelétricas no total de capacidade de geração elétrica nacional, caindo de 58% em 2021 para 49% em 2030. Por outro lado, a geração eólica deve crescer de 9% neste ano para 13% ao final desta década.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

ANOTAÇÕES PARA O NOVO LUSTRO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 2026 A 2030 -A GRANDE TRANSFORMAÇÃO – Parte VIII

Economia brasileira pressionada por sistemas empresariais mal estruturados, crescimento...

Congresso acelera debate sobre mineração em terras indígenas após decisão do STF

Decisão judicial expõe disputa entre interesses econômicos, direitos indígenas...

Entre impostos , dívidas e apostas, a renda encurta 

“O Brasil entrou em uma fase curiosa e preocupante...

A Amazônia diante de um mundo em ruptura

Geopolítica instável, economia sob pressão e inteligência artificial reconfiguram...