Momentos após ser declarada a vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas, líderes mundiais parabenizaram o novo presidente eleito dos Estados Unidos neste sábado (7 de novembro), mas, até o momento, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, não se pronunciou publicamente.
O premiê britânico, Boris Johnson, disse que a vitória de Biden e da vice-presidente eleita Kamala Harris foi uma “façanha histórica”.
“Os EUA são nosso maior aliado e anseio por trabalhar juntos em nossas prioridades comuns, das mudanças climáticas ao comércio e segurança”, disse Johnson.
A chanceler (premiê) alemã, Angela Merkel, desejou sorte e sucesso a Biden e parabenizou Harris por ser a primeira vice-presidente mulher eleita na história do país.
“Estou ansiosa para trabalhar com o presidente Biden. Nossa amizade transatlântica é indispensável se quisermos enfrentar os grandes desafios do nosso tempo”, disse Merkel.
O presidente da França, Emmanuel Macron, destacou que seu país e os Estados Unidos “têm muito trabalho a fazer para superar os desafios atuais”.
“Vamos trabalhar juntos”, disse Macron.
O presidente argentino, Alberto Fernández, destacou que Harris será a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos.
“Parabenizo o povo americano pelo comparecimento recorde nas eleições, uma clara expressão da vontade popular”, disse Fernández.
O premiê do Canadá, Justin Trudeau, ressaltou que os dois países são “amigos íntimos, parceiros e aliados”.
“Compartilhamos um relacionamento que é único no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalhar juntos e desenvolver isso com vocês”, afirmou Trudeau.
O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, afirmou “esperamos ansiosamente pela Cúpula Global sobre Democracia com o presidente eleito Biden e por trabalhar com ele para acabar com os paraísos fiscais ilegais e furtar a riqueza da nação por líderes corruptos”.
“Também continuaremos a trabalhar com os EUA pela paz no Afeganistão e na região”, disse Khan.
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, afirmou estar “ansioso para trabalhar com vocês [Biden e Harris] e aprofundar nossos laços de amizade e cooperação”.
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse esperar que em breve possa “trabalhar no reforço das relações transatlânticas e na gestão de assuntos globais, como as alterações climáticas, a defesa da democracia e a segurança internacional”.
O premiê espanhol, Pedro Sánchez, desejou sorte a Biden e Harris.
“Estamos preparados para cooperar com os EUA e enfrentar juntos os grandes desafios globais”, afirmou Sánchez.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou que trabalhará junto com o novo governo para “fortalecer as relações entre nossos países para o bem de nosso povo”.
O presidente do Chile, Sebastian Piñera, afirmou que seu país compartilha com os Estados Unidos “valores como a liberdade, a defesa dos direitos humanos e desafios como a paz e a proteção do meio ambiente”.
Fonte: BBC
Comentários