Por Hariele Quara
Especial para o Brasil Amazônia Agora
O caos provocado pelo coronavírus no mundo da informação é o ambiente ideal para se proliferarem as “fake News” – notícias falsas, com variados objetivos. Nesta segunda-feira, 30, multiplicaram-se compartilhamentos de uma página falsa do governo federal no Facebook.
Criada no último dia 28/03, a página falsa “Governo Federal” já conta com mais de 12 mil curtidas, e sua única publicação – um vídeo de uma coletiva do governo, cuja legenda contém um link para roubar dados pessoais – em apenas quatro horas, contava com mais de 4 mil compartilhamentos.
Outras redes
Além da página recém-criada, circula também pelas redes sociais e, em especial, o WhatsApp, uma mensagem que diz que o governo acaba de liberar o cadastramento do auxílio emergencial no valor de R$ 600 a R$ 1.200.
O texto afirma que o agendamento deve ser feito no app oficial e ordena ao leitor que “faça o agendamento” apontando um link que não tem nenhuma relação com o governo federal. .
Alerta
O governo federal não está fazendo nenhum cadastramento para que as pessoas recebam auxílio emergencial. O link apontado na mensagem pode fazer com que as pessoas caiam em golpes.
Segundo o Ministério da Economia, a medida já anunciada foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas ainda deve passar pelo Senado e sancionada pelo governo federal, para então serem viabilizados os processos de transferência de recursos.
Já enviada ao Senado, a proposta ainda não tem data para análise. Se for aprovado pelo Senado, o auxílio ainda dependerá de um decreto do presidente Jair Bolsonaro determinando como será o pagamento.
Página real
A página verdadeira do governo federal, criada em maio de 2017, chama-se “Governo do Brasil”, é verificada pelo Facebook e possui mais de 2 milhões de curtidas.
Sob o endereço @governodobrasil, a página inclusive alerta para a fake news de cadastramento para conseguir o benefício.
Comentários