Fotos: Caio Batista/Moto Honda
Paulo Takeuchi [email protected]
O setor de Duas Rodas fechará 2019 ultrapassando a marca de um milhão e cem mil motocicletas produzidas, o que representa aumento de quase 7% em relação ao ano passado.
Tão importante quanto o resultado numérico é a consistência e a qualidade de vendas dos produtos, indicando que a tendência para 2020 será de crescimento também.
A projeção para o próximo ano é de mantermos o ritmo de 2019, ou seja, em torno de 7%, o que indica uma alta razoável, considerando que a projeção para o crescimento econômico, para um cenário otimista, será em torno de 2,5%.
Novamente, vale destacar que o mais importante é que o sistema econômico seja consistente e positivo, mesmo que numa velocidade menor, mas que nos possibilite alcançar sempre números crescentes.
Ao fazer um balanço deste ano, podemos nos sentir vitoriosos de ter enfrentado e ultrapassado tantas barreiras impostas ao longo do caminho, desde mudanças drásticas na política econômica, passando por novos governos, incertezas políticas, propostas de reformas e cenário internacional conturbado.
Tudo indica que ainda teremos muitos desafios pela frente. Afinal, em um mundo globalizado com diferenças culturais e econômicas tão grandes, é muito difícil acompanhar e competir com os países mais desenvolvidos.
Porém, a abertura econômica que já está ocorrendo fará com que as empresas agilizem ainda mais a sua busca por maior competitividade. Contudo, é importante destacar que sem a realização por parte do Governo das medidas fundamentais para melhorar a competitividade, como as reformas administrativa, tributária e política, não teremos investimentos em infraestrutura, saúde, segurança e educação.
E, sem estes investimentos, não teremos o grande salto no ambiente de negócios. Além disso, nenhuma empresa será capaz de competir com outros países: não conseguiremos exportar e seremos um grande importador de manufaturados.
Acredito que ainda temos chance de mudar este cenário desde que ocorram grandes quantidades de pequenas ações positivas que sejam simples de realizar, como facilitar e agilizar processos, reduzir a burocracia, fiscalizar e penalizar os infratores e não desviar e desperdiçar recursos.
Afinal, estamos com a taxa de inflação baixa e estável, a menor taxa de juros de todos os tempos, com reservas importantes, instituições financeiras saudáveis e com apetite para aumentar nível de crédito.
Somado a isso, tivemos aprovadas as reformas trabalhistas e da previdência, além do aumento gradativo dos índices econômicos e da taxa de emprego.
Portanto, temos condições de trabalhar e produzir com mais ânimo. Temos, ainda, a promessa de que o Polo Industrial de Manaus (PIM) não sofrerá impacto negativo nas mudanças das regras tributárias. Tudo isso faz com que acreditemos que poderemos continuar a investir para melhorar nossas indústrias e nossos produtos para garantir um futuro mais promissor.
Vamos comemorar um ano difícil, mas com crescimento, isso é bom! Desejamos um feliz 2020 para todos, com muita saúde, sucesso e felicidades! Boas festas
Paulo Takeuchi é Diretor da FIEAM e Relações Institucionais – Moto Honda da Amazônia
Comentários