A Manawara, empresa amazonense apoiada pela aceleradora Amaz e especializada em produtos inspirados na biodiversidade da Amazônia, inaugura sua primeira franquia em Manaus e anuncia planos de expansão para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e mercados internacionais, incluindo negociações com o mercado norte-americano e chinês.
No último final de semana, dias 20 e 21 de janeiro, a Manawara, pertencente ao grupo de empresas apoiadas pela aceleradora de impacto AMAZ, celebrou a abertura de sua primeira franquia. Situada no Shopping Manauara, localizado no bairro Adrianópolis, na região centro-sul de Manaus, esta inauguração marca o início de uma série de aberturas planejadas para o decorrer do ano.
Originária de Iranduba, Amazonas, a Manawara nasceu do entusiasmo por balas de goma e o amor pela Amazônia, disponibilizando 22 variedades de produtos. Seu portfólio inclui balas de goma de frutas com diversos sabores, além de castanhas e biscoitos. Ingredientes típicos como açaí, guaraná, taperebá e cupuaçu são incorporados em jujubas e outros produtos que são veganos, livres de glúten e lactose. A empresa tem a expectativa de expandir sua linha de produtos, adicionando 15 novos itens até o final de 2024.
Valorização da produção local
A cadeia produtiva da Manawara é estruturada de modo a valorizar os produtores locais da Amazônia. O guaraná utilizado pela empresa é adquirido de Maués, enquanto a castanha vem da Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab), atuante na Resex Mamirauá. O polvilho para os biscoitos é proveniente de Iranduba, o mel é de Boa Vista do Ramos e a farinha de coco é fornecida por produtores do Acre.
“Para nós, que estamos localizados no Amazonas, é muito significativo ter uma franquia aqui, em Manaus. Poder levar nossos parceiros – como o Senhor José Tomaz, de uma comunidade ribeirinha em Iranduba, que é nosso fornecedor de jambu – para conhecer nosso ponto de venda, mostrar, de forma concreta, como as matérias-primas eles nos fornecem são usados e onde são comercializados os produtos, não tem preço”, expressa Mércio Sena, CEO da Manawara.
Mariano Cenamo, CEO da AMAZ aceleradora e diretor de novos negócios do Idesam, comenta sobre a inauguração:
“É uma grande satisfação ver a inauguração da primeira unidade da Manawara em Manaus, no Shopping Manauara. É uma empresa que nós acreditamos que tem um potencial enorme de levar a cara da Amazônia para o Brasil e para o mundo, mas é super importante apresentar em primeira mão os produtos que vêm da biodiversidade amazônica para serem valorizados pelos próprios amazonenses. Esta é a primeira de várias franquias que serão inauguradas no Brasil durante esse ano de 2024.”
Expansão nacional e internacional da Manawara
Anteriormente, os produtos da Manawara já estavam disponíveis em diversos pontos de venda em Manaus. Com a abertura da franquia no Shopping Manauara, agora é possível encontrar uma ampla seleção dos produtos da empresa em um único local, facilitando o acesso dos consumidores à diversidade de itens oferecidos.
Mércio revelou planos ambiciosos para a expansão da Manawara no território brasileiro. No decorrer do primeiro semestre, a empresa pretende inaugurar três novas franquias na cidade de São Paulo. Além disso, estão programadas a abertura de duas unidades no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte ao longo do ano. A Manawara também está concluindo as negociações para estabelecer mais quatro franquias.
“Nossa intenção é promover uma imersão no mundo de cores e sabores da floresta amazônica. Que cada um tenha a possibilidade de imaginar a sua Amazônia através dos produtos que oferecemos. Dentro de cada bala, de cada caixinha, tem muito zelo com a natureza e com as pessoas que vivem na floresta”
enfatizou o CEO da Manawara
Ele também mencionou que o ponto de venda em São Paulo, inaugurado em maio do ano anterior e que serve como showroom para atrair futuros franqueados, viu um aumento de aproximadamente 10% em suas vendas desde o início das operações.
A empresa tem se dedicado ao desenvolvimento de novos produtos e embalagens nos últimos anos, um esforço que tem sido reconhecido com importantes premiações. A Manawara marcou presença nas maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo e da Europa, como a Anuga e a Sial, onde foi agraciada com o Selo de Inovação em 2020. Adicionalmente, recebeu o prêmio do Brazil Design Awards pelas embalagens criadas para as balas de fruta, também em 2020.
A Manawara está avançando nas negociações para entrar no mercado norte-americano, evidenciando o crescente interesse internacional em seus produtos. O mercado chinês, especificamente, demonstrou um forte apelo pelos itens da empresa. Gigantes do e-commerce como a JD, o Departamento de Comércio da China e uma rede de supermercados em Beijing, focada em clientes estrangeiros, expressaram interesse em iniciar negociações com a Manawara.
Com informações do Idesam
Comentários