O sistema denominado Root Quencher possibilita além da economia de dinheiro, um uso mais sustentável de recursos naturais como a água
A agricultura representa 69% das captações anuais de água a nível mundial, tornando-a o setor que mais consome água no planeta, segundo a ONU. Em parte, isso deve-se à necessidade de irrigação dos plantios. Com a escassez de água sendo também um problema global, é fato que o desenvolvimento sustentável das populações depende de novas soluções que garantam recursos hídricos suficientes para suprir as necessidades humanas, comerciais e agrícolas. É nesta busca por alternativas que surgiu na Califórnia (EUA) um novo dispositivo de irrigação.
Apelidado de Root Quencher, o sistema consiste em fornecer água para vegetações diretamente nas raízes. O processo reduz a evaporação da irrigação superficial, reduzindo o desperdício de água em até 50% em comparação com a irrigação por aspersão, de acordo com a empresa desenvolvedora In Deep Irrigation.
O produto é fabricado com plástico reciclado, está disponível em duas versões, com tamanhos diferentes, e pode ser aplicado com sistemas de aspersão (inclusive pré-existentes) bem como uma configuração simples de mangueira. Além disso, é ajustável considerando a profundidade da raiz e as condições do solo. O modelo ainda pode ser usado para realizar a fertilização da vegetação.
“Não basta simplesmente regar a superfície do solo”, diz Robert Summers, co-fundador da In Deep Irrigation e criador do Root Quencher, em comunicado à imprensa. “As raízes profundas de uma árvore também precisam receber água para mantê-la saudável. A rega profunda pode ser a diferença entre uma árvore saudável e uma árvore moribunda”, afirma.
O dispositivo surgiu de uma frustração pessoal na irrigação e fertilização de suas plantas. Já nos primeiros protótipos do Root Quencher, ele afirma que descobriu que poderia usar menos água, controlar o fluxo para equilibrar as zonas que continham canteiros regulares ou grama e ajudar seu paisagismo a prosperar.
Dispositivo de irrigação
Além das versões já disponíveis, dois novos produtos serão lançados entre 2023 e 2024, sendo que um deles promete substituir os pulverizadores de gramados. Atualmente, o Root Quencher é desenvolvido e comercializado nos Estados Unidos, para obter informações sobre envio para o Brasil acesse aqui.
Fonte: CicloVivo
Comentários