A Embrapa Agricultura Digital de Campinas e a empresa Ferpall Tecnologia Ltda vão apresentar o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar) durante a Aquishow Brasil 2023 .
“O sistema desenvolvido pela Embrapa é direcionado à agroindústria e, no evento, ao lado da parceira Ferpall Tecnologia vamos apresentar a aplicação da tecnologia para toda cadeia da aquicultura, em especial, cooperativas e frigoríficos de pescado marinho e de água doce”, diz o supervisor de negócios Anderson Alves , da Embrapa Agricultura Digital.
O Sibraar está apto a atender outras culturas agrícolas e diversos elos da cadeia produtiva, desde o produtor até a indústria final, afirma Alves. O piloto da tecnologia foi realizado junto ao setor sucroalcooleiro, mas outras cadeias produtivas como a do pescado devem ser beneficiadas com a tecnologia da Embrapa a partir da parceria.
A empresa parceira especializada em soluções e ferramentas para a rastreabilidade de alimentos já opera com o produto FishTag, plataforma para rastreabilidade de toda a cadeia da aquicultura, à qual o Sibraar está sendo integrado. Testes de adaptação e escalonamento com clientes da empresa estão sendo realizados.
SIBRAAR
O software é pioneiro no mercado de tecnologia nacional para rastreabilidade de produtos agroindustriais ao possibilitar o encadeamento automático das assinaturas digitais de lotes de transação, com informações disponibilizadas diretamente em códigos bidimensionais QR. Desse modo, o consumidor tem à mão, no rótulo do produto, informações de seu interesse na hora da compra.
A partir do QR Code impresso na embalagem é possível acessar dados relevantes sobre o produto, como a procedência, sistema de produção, processos industriais, laudos de qualidade até dados sobre logística, fornecidos e de responsabilidade da empresa parceira.
A arquitetura do sistema de agrorrastreabilidade foi inspirada pela equipe da Embrapa Agricultura Digital sob a liderança do pesquisador Alexandre de Castro , que destaca a garantia de segurança e integridade das informações como diferencial da tecnologia.
“Com uma blockchain, a assinatura digital de cada novo lote do produto inclui as informações codificadas de todos os lotes anteriores, formando uma sequência imutável e auditável. Se houver qualquer alteração no banco de dados, o código QR etiquetado nas embalagens do produto é automaticamente inativado”, detalha Castro.
Por Valéria Cristina Costa
Originalmente publicado pela: EMBRAPA
Comentários