Passando ainda pelo maior seca em mais de 120 anos, a Amazônia tem se aproximado rapidamente de um ponto perigoso, flertando com seu colapso, onde pode sofrer um processo de transformação em savana em grande parte de seu território.
Nos últimos meses, a Amazônia vem sofrendo com uma seca sem precedentes na história recente. O Rio Negro, um dos principais cursos d’água da região, chegou ao menor nível já observado em 121 anos de monitoramento.
Comunidades que se localizam ao longo dos rios e dependem do transporte fluvial estão enfrentando dificuldades de acesso devido à baixa dos rios. Incêndios devastam a floresta, destruindo a vegetação e causando a morte de animais.
Cientistas estão cada vez mais preocupados que situações como essa possam acelerar o declínio da maior floresta tropical do planeta, levando-a a um estado crítico onde não conseguirá mais sustentar as chuvas necessárias para sua própria manutenção, resultando em sua transformação em savana.
Uma equipe de reportagem da BBC visitou a área, entrevistando especialistas e habitantes locais acerca desses eventos alarmantes.
Veja o vídeo da matéria que a BBC produziu:
Comentários