Por Suzana Camargo – Conexão Planeta
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike divulgaram os novos uniformes que serão usados pelos jogadores da seleção na Copa do Mundo do Catar, em novembro. E a grande novidade do design está na inspiração na onça-pintada.
“Vibrante e arrojado, o uniforme 2022 da Seleção Brasileira homenageia a coragem e a cultura de um povo que nunca desiste. Inspirado na garra e beleza da onça, a camisa une todos os brasileiros”, escreveu a CBF em suas redes sociais.
A coleção, batizada de “Garra Brasileira”, apresenta em várias peças as pintas, em formato de rosetas, desses animais selvagens, os maiores felinos das Américas (inclusive é através do formato e desenhos das rosetas que biólogos conseguem distinguir os diferentes indivíduos da espécie).
Cores da camisa da seleção brasileira
A camisa principal, a amarela, em cor neon, possui as pintas como marcas d’água. Já a azul, o segundo uniforme, possui as rosetas da onça no mesmo tom nas mangas esverdeadas.
Segundo a Nike, todas as camisas são feitas com 100% de materiais reciclados de garrafas plásticas. A iniciativa faz parte do programa “Move to Zero“ da marca, que tem como meta uma produção zero carbono e com zero desperdício (veja outra ação do programa aqui).
A indústria da moda tem uma alta pegada de carbono. Dados de 2020 apontavam que esse setor movimentava globalmente, por ano, cerca de 2,4 trilhões de dólares. Infelizmente, os números grandiosos também estão em seu desperdício: a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros sanitários. Ou 500 bilhões de dólares são jogados fora, com roupas que mal foram usadas ou quase nunca recicladas.
Confira abaixo, os bastidores da produção de fotos para a campanha de divulgação dos novos uniformes:
Texto publicado originalmente em Conexão Planeta em 08/08/2022
CONEXÃO PLANETA
Site de jornalismo independente, reúne profissionais e especialistas de diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor, como resume seu slogan: ‘Inspiração para a Ação’.
Comentários