Material feito com plástico reciclado foi usado em testes na Rodovia Washington Luís
Um trecho de um quilômetro da Rodovia Washington Luís, em Rio Claro, no sentido capital interior foi o primeiro no Brasil a receber pavimentação para estradas que usa plástico pós-consumo em sua composição. Este é um projeto piloto que pode significar um grande avanço no reaproveitamento de resíduos plásticos e melhoria das condições das estradas no país.
Apesar de ser um trecho curto, nesse primeiro quilômetro de teste em campo, foram usadas cerca de 200 mil embalagens plásticas, o que demonstra claramente o tamanho do impacto positivo que a aplicação dessa tecnologia pode gerar.
As estradas de asfalto são uma parte vital da nossa infraestrutura. O Brasil possui mais de 1,7 milhão de estradas, dos quais somente 211.468 km são pavimentados, o que representa 12,3% do total.
“Se esta tecnologia fosse utilizada em todas as rodovias asfaltadas do Brasil, mais de 80 bilhões de embalagens plásticas de alimentos poderiam ser eliminadas do meio ambiente” afirma Assis Villela, gerente de pavimentação da Eixo SP, uma das empresas responsáveis pela iniciativa.
O uso do plástico reciclado para pavimentação de estradas é uma tecnologia desenvolvida pela Dow, empresa de ciência de materiais, em parceria com a Eixo SP Concessionária de Rodovias S.A, do Grupo Ecological, e da Stratura Asfaltos S.A. O uso neste primeiro trecho acontece depois de um ano de estudos e testes em laboratório.
A formulação asfáltica modificada dá uma nova vida útil às embalagens plásticas flexíveis, evitando que acabem como resíduos em um aterro sanitário, ou no pior dos casos no meio ambiente. Além de oferecer uma solução possível para o gerenciamento de resíduos plásticos, o material aumenta a vida útil das estradas em comparação ao asfalto convencional.
“Aproveitamos o plástico pós-consumo produzido, coletado e reciclado em um trecho de rodovia que apresentará melhor desempenho em relação ao asfalto convencional. Assim, estamos dando uma segunda vida ao plástico e gerando valor por meio de sua aplicação”, ressalta Ivan Trillo, Gerente de Sustentabilidade da Dow.
Mercado potencial
Ao mesmo tempo que o uso pesado e os desafios ambientais ameaçam a integridade das estradas e a segurança dos motoristas, os resíduos plásticos são uma ameaça ao equilíbrio ambiental do planeta. O uso de resíduos plásticos para uma pavimentação de melhor qualidade ajuda a solucionar estes dois desafios.
“As misturas asfálticas foram avaliadas por meio de ensaios laboratoriais e mecânicos de alta performance, atestando que o novo Asfalto com Plástico Reciclado é uma alternativa altamente viável para aplicação em rodovias”, garante Emerson Maciel, Gerente de Soluções de Engenharia da Stratura Asfaltos.
Além de dar bom uso aos resíduos plásticos e mantê-los fora dos aterros, o pavimento modificado com plástico pós consumo pode ajudar a reduzir: emissão de gases de efeito estufa, consumo de energia e necessidades de recapeamento.
Segundo Renata Pimentel, Cientista de Serviço Técnico e Desenvolvimento da Dow, a pavimentação com a tecnologia Elvaloy, nome dado ao asfalto que usa plástico reciclado em sua composição, pode melhorar o desempenho do asfalto em condições extremas de alta e baixa temperatura para ajudar a evitar deformações permanentes e rachaduras, fazendo com que as estradas durem mais tempo, com mais resistência.
Ao redor do mundo a aplicação de pavimentação com a tecnologia Elvaloy já resultou em mais de 100 toneladas métricas de resíduos o desviadas dos aterros sanitários, em mais de 600 km de pistas no total de 11 países, incluindo agora o Brasil.
Fonte: CicloVivo
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