O programa de logística reversa consiste que as embalagens vazias poderão ser trocadas por produtos e cupons de desconto em mais de 650 lojas do grupo Natura &Co
Para promover a reciclagem das embalagens de seus produtos e estimular hábitos mais sustentáveis, a Natura relançou seu programa de logística reversa, o Recicle com a Natura. A partir de outubro de 2022, a iniciativa se torna multicanal e passa a receber embalagens em todo o território nacional, passando a incluir mais de 650 lojas próprias e franquias Aqui Tem Natura. No total, mais de 280 cidades brasileiras passam a fazer parte do programa – um aumento de mais de 540 pontos em relação a 2020.
“Estamos muito felizes com a nova etapa do programa de logística reversa e convidamos cada um de nossos clientes a fazer parte desse movimento de impacto social e ambiental conosco”, afirma.
Paula Andrade, vice-presidente de Varejo de Natura &Co América Latina.
Recicle com a Natura: como funciona?
Na nova dinâmica do Recicle com a Natura, a cada cinco embalagens vazias de produtos de qualquer uma das marcas do grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop) entregues nas lojas participantes, os clientes e as Consultoras de Beleza Natura ganharão diferentes benefícios pela atitude consciente, como um hidratante para as mãos ou um cupom de 10% de desconto nas compras.
Um dos diferenciais do Recicle com a Natura é ser um programa multicanal, ou seja, o cliente pode escolher a forma que deseja resgatar os descontos de acordo com a sua preferência. Para isso, os interessados podem ir até uma loja Natura ou The Body Shop ou também fazê-lo de forma on-line, caso queiram utilizar o cupom em compras nos canais digitais da marca ou no espaço da sua consultora ou consultor de beleza.
Para esta última opção, o consumidor ou a consultora deve primeiro habilitar, na própria loja física, seu cadastro no site Soma Vantagens, onde, posteriormente, poderá acompanhar sua pontuação, visualizar recompensas disponíveis, ver extrato das transações realizadas e convidar outras pessoas para participar.
Durante o período de testes da tecnologia da so+ma com a Natura, entre 18 de maio e 6 de outubro deste ano, mais 33 mil embalagens foram entregues em 625 lojas e mais de 6.500 cadastros de consumidores das marcas do grupo foram feitos na plataforma. Nesse período, os clientes resgataram 3.500 recompensas entre cremes de mãos e descontos.
Os materiais recebidos pelo Recicle com a Natura serão destinados a 14 diferentes cooperativas de reciclagem em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. As operações são realizadas em parceria com a Trashin, startup parceira da marca na nova fase do programa. Com a ampliação dos pontos de recebimento e a otimização da malha logística, a estimativa é arrecadar cerca de sete toneladas de embalagens por mês e neutralizar todo o carbono emitido por meio da operação de destinação dos resíduos, além de gerar impacto social positivo para mais de 360 famílias cooperadas.
Natura Elos
Em 2022, o Programa Natura Elos completa cinco anos. A iniciativa estabelece a responsabilidade compartilhada entre a empresa e cooperativas, recicladores e fabricantes, colaborando com a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa da cadeia de reciclagem.
Desde o início, já participaram do programa mais de 1.400 recicladores associados a 68 cooperativas que atendem 55 municípios de 16 estados brasileiros. Até o momento, mais de 46 mil toneladas de materiais foram comercializadas para incorporação em novas embalagens.
Circularidade
Atualmente, 81% de todo o material de embalagens da Natura já é reutilizável, reciclável e compostável. O objetivo agora é chegar a 100% até o final de 2030 e reduzir, de forma geral, a quantidade total de material de embalagem que utiliza, meta que faz parte da Visão 2030 do grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), também conhecido como Compromisso com a Vida. Outra ambição da empresa é alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030.
“Uma das premissas de nosso posicionamento é integrar toda a sociedade à jornada da Natura em prol de um mundo mais bonito. Nossas metas são ambiciosas, mas não as alcançaremos sozinhos. Para atingir a circularidade total do produto e atender às ambições da meta carbono zero, precisaremos buscar soluções inovadoras e estimular o engajamento e conscientização de todos”, finaliza Paula Andrade.
Fonte: CicloVivo
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