Conhecida no país por práticas sustentáveis, Freiburg tem agora mais uma iniciativa de sustentabilidade construindo telhada de painéis solares
A cidade de Freiburg, no sul da Alemanha, é conhecida no país por ser a Capital Solar, e também, a Capital da Bicicleta. Um novo projeto-piloto de uma ciclovia coberta por energia solar conseguiu conciliar as duas coisas, criando o primeiro projeto deste tipo na Alemanha.
Localizada no centro de exposições de Freiburg, a ciclovia será coberta com painéis solares de vidro translúcido ao longo de 300 metros. A iniciativa foi da prefeitura da cidade de Freiburg, com a empresa subsidiária de energia Badenova.
O projeto-piloto mostra que a energia fotovoltaica não só tem lugar no telhado da maneira clássica, mas também nas áreas de tráfego público. “Especialmente em áreas urbanas, onde o espaço é escasso e caro, é importante encontrar soluções inteligentes e criativas para atingir os objetivos de expansão da geração de energia limpa na cidade”, disse a prefeitura em nota.
Ciclovia solar
Um total de 912 módulos fotovoltaicos foram montados em 38 segmentos de telhado, que são mantidos no lugar por uma estrutura de aço galvanizado. O sistema solar tem uma produção de 282,7 quilowatts de pico (kWp) e gerará cerca de 280.000 kWh de eletricidade verde por ano, o que corresponde às necessidades anuais de eletricidade de mais de 180 pessoas.
Segundo a prefeitura da Freiburg, a implementação de um projeto desse tipo no passado enfrentava barreiras, como os altos custos das estruturas de suporte dos módulos fotovoltaicos. O objetivo do projeto-piloto foi criar um sistema padrão que possa ser replicado em outros locais a um custo ainda menor.
Parceria público-privado
A primeira cobertura de ciclovia solar da Alemanha é um projeto conjunto da cidade de Freiburg e da empresa subsidiária de energia Badenova. A prefeitura forneceu a propriedade e apoiou o projeto-piloto financeiramente através de um fundo de proteção climática disponível. Já a Badenova implementou toda a infraestrutura da cobertura solar da ciclovia.
O arrendatário do sistema será o Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE, que realiza pesquisas na área de energia fotovoltaica para rotas de transporte e vai estabelecer um sistema de monitoramento para o sistema fotovoltaico da ciclovia.
Ainda segundo a prefeitura, o objetivo do projeto da ciclovia solar é o desenvolvimento de uma construção de telhado tecnicamente escalável, como exemplo de utilização de áreas urbanas não utilizadas para produção de eletricidade. Isso inclui, entre outras coisas, temas como a escolha do local, segurança fundiária, licenças de construção e comercialização de energia elétrica.
A construção da ciclovia solar já começou em novembro de 2022.
Fonte: CicloVivo
Comentários