Desde que os canteiros floresceram, motoristas começaram a desacelerar na estrada que corta a região
A vila de Long Newnton fica na cidade inglesa de Gloucestershire e é atravessada por uma estrada, que liga as cidades de Tetbury e Malmesbury. A região é bastante tranquila, mas convive com um problema comum a muitas cidades: motoristas irresponsáveis que não respeitam limites de velocidade. Um perigo que está sendo reduzido com o plantio de flores, muitas flores.
Por alguma razão, ao passarem por canteiros floridos, plantados ao longo da rodovia, os motoristas começaram finalmente a desacelerar. Os canteiros nasceram como uma iniciativa da paróquia local para atrair biodiversidade e acabaram trazendo outros resultados.
Além das borboletas, abelhas e pássaros, as flores tiveram um efeito positivo na segurança da vila, já que por alguma razão, ainda não comprovada cientificamente, elas fazem com que motoristas que circulam pela região finalmente obedeçam ao limite de 30 milhas por hora, algo como 50km/h.
Entre as hipóteses levantadas está o fato de que a beleza e colorido das flores, com pássaros e borboletas, acaba atraindo a atenção dos motoristas, que instintivamente “param” para olhar com mais atenção.
Outra possibilidade é levantada por Jenny Forde, membro do gabinete de saúde e bem-estar do Conselho Distrital de Cotswold. “Evidências mostraram que, se você introduzir coisas como flores silvestres, os motoristas vão desacelerar porque sentem que estão entrando em algum lugar bem cuidado”, disse.
Benefício inesperado das flores
O plantio delas começou durante a pandemia, numa tentativa de cuidar melhor do meio ambiente na vila. Depois, além da biodiversidade, notou-se a redução da velocidade por parte dos motoristas.
A ação trouxe tantos benefícios que uma campanha de financiamento coletivo arrecadou quase £ 8 mil para medidas de controle de tráfego com um programa de cuidados de três anos para as flores silvestres. Além dos canteiros floridos, uma placa que pisca quando as pessoas ultrapassam o limite de velocidade também foi instalada pelo município.
Fonte: CicloVivo
Comentários