O sistema híbrido consegue maximizar a produção de energia em até 40% na medida que aproveita melhor a energia disponível de cada região
Um sistema silencioso de energia mista que combina energia solar e eólica foi desenvolvido pela startup francesa Unéole. O modelo pode ser uma solução adaptada para gerar energia nos edifícios de zonas urbanas.
Segundo a ONU, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050, sendo então fundamental encontrar opções viáveis para o abastecimento energético. A plataforma mista é uma alternativa neste sentido ao mesclar turbinas eólicas cobertas com um telhado fotovoltaico, o que maximiza a produção de energia em 40%, em comparação com um sistema solar simples.
Além de aproveitar ao máximo o potencial energético de uma região, o equipamento permite a alternância dependendo das condições climáticas. É o caso, por exemplo, de gerar energia solar durante o dia e à noite (ou durante o inverno) e ter as turbinas eólicas trabalhando quando o sol vai embora. Tecnologias que se completam para não deixar o usuário sem eletricidade.
Leia mais sobre Energias Renováveis clicando aqui
O sistema Unéole é composto por uma fileira de turbinas eólicas que ficam abaixo de painéis solares, totalizando uma altura de cerca de quatro metros. A empresa trabalha em colaboração com um escritório de design para adaptar sua tecnologia a todos os tipos de coberturas planas com uma área igual ou superior a 150 m2.
“Nossos algoritmos específicos identificam o número ideal de turbinas eólicas, de painéis fotovoltaicos, a sua produção individual e consequentemente a rentabilidade de todo o sistema. Também somos projetistas, montadores e instaladores de nossos próprios módulos de turbinas eólicas”, explicou Louis Dubar, engenheiro de vendas da Unéole, em entrevista ao site francês Futura.
Sistema silencioso
A turbina eólica de eixo vertical permite usar o impulso do vento para gerar energia sem emitir ruído nem vibração, ideal para uso urbano. Além disso, a agência pública francesa CEREMA certificou que as turbinas operam silenciosamente sem produzir ondas eletromagnéticas prejudiciais para os seres humanos.
Por fim, os aerogeradores são construídos com materiais reciclados ou recicláveis (alumínio e aço inoxidável) e próximos ao local de operação, promovendo a produção local.
Fonte: CicloVivo
Comentários