A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, conversou com o ministro brasileiro da Economia, Paulo Guedes, nessa 5ª feira (11.mar.2021), por telefone, sobre a cooperação entre os 2 países. O tema principal da conversa foi a proteção do meio ambiente e a Amazônia.
Segundo comunicado do Departamento de Tesouro norte-americano, Yellen afirmou que deseja aprofundar a cooperação com o Brasil. Ela defendeu também o trabalho conjunto entre os governos dos 2 países em uma “agenda produtiva para ajudar a proteger a Amazônia“, além de garantir a sustentabilidade das comunidades locais.
O governo de Joe Biden já expressou preocupações com a preservação da Amazônia em diversas ocasiões. Durante a campanha para a Presidência dos EUA, Biden ameaçou o Brasil com sanções por conta do desmatamento.
“As florestas tropicais do Brasil estão sendo destruídas. Mais carbono é absorvido naquela floresta do que é emitido pelos Estados Unidos. Vou garantir que vários países se juntem e digam [ao Brasil]: ‘Aqui estão US$ 20 bilhões. Parem de destruir a floresta’”
Disse o então candidato democrata.
A conversa entre Guedes e Yellen seguiu na mesma direção. O Tesouro norte-americano é o órgão que está responsável pela articulação com o governo do presidente Jair Bolsonaro em relação à Amazônia. Equivalente ao Ministério da Economia, o Departamento do Tesouro pode financiar políticas de preservação no Brasil ou sancionar o país economicamente, como já foi aventado por Biden.
A secretária norte-americana afirmou que deseja ampliar a cooperação bilateral.
“A secretária Yellen expressou sua intenção de aprofundar a cooperação com o Brasil para enfrentar os principais desafios regionais e globais, incluindo o apoio a uma forte recuperação da pandemia covid-19, combate à desigualdade, desenvolvimento de infraestrutura sustentável e abordagem vigorosa da ameaça da mudança climática“
Diz o comunicado do Tesouro.
O Ministério da Economia não se manifestou sobre a conversa de Guedes e Yellen.
Fonte: Poder 360
Comentários