Dezesseis das empresas mais poluentes do mundo pagaram por cerca de 1.700 anúncios de desinformação climática no Facebook que, juntos, receberam até 150 milhões de impressões. Desse total, três quartos foram obtidos por anúncios pagos pela ExxonMobil, que investiu em 2021 até agora cerca de US$ 4 milhões em anúncios de desinformação climática no Facebook. Os dados, divulgados nos primeiros dias da COP26, foram compilados pelo Eco-Bot.Net – um sistema alimentado por inteligência artificial para recuperar anúncios das APIs do Facebook e os dados ocultos de segmentação e impressões que são anexados a cada um. Ao longo da COP26, o Eco-Bot.Net lançará outros dados sobre desinformação climática e greenwashing em diferentes setores, como aviação e desmatamento. Quem contou essa história foi a Time.
Outra investigação comprovando que o Facebook não consegue resolver a questão da desinformação dentro de suas redes sociais veio do Center for Countering Digital Hate (CCHD). Após analisar quase 7 mil artigos negacionistas postados no Facebook no ano passado, que geraram mais de 709 mil interações na rede, o CCHD identificou que quase 70% dessas postagens são promovidas por apenas dez promotores de fake news. A lista inclui veículos associados com a direita conservadora norte-americana, como os sites Breitbart e Daily Wire, além da “emissora de TV” Newsmax (que ganhou fama no ano passado por sustentar acusações mentirosas sobre fraude nas eleições presidenciais norte-americanas) e do portal Townhall Media, criado pela Fundação Heritage com apoio da ExxonMobil. O levantamento também inclui veículos estatais russos, como os sites RT.com e Sputnik News.
Fonte: ClimaInfo
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