Acredite se quiser. Apesar de ser a capital da Amazônia, por sua localização no coração da floresta, Manaus é uma das capitais com menor cobertura vegetal da região. Isso faz com que a temperatura seja mais elevada nesta época do ano, favorecendo as queimadas urbanas, muito comuns na periferia. Esta é a razão pela qual a Prefeitura de Manaus, gestão David Almeida, está apostando no reflorestamento urbano como mecanismo de reversão deste incoerência ambiental. Cabe lembrar que o estado do Amazonas tem mais de 90% de sua cobertura vegetal original preservada. Enquanto sua capital…
Devastação da cobertura vegetal
Um estudo de 2016, levado a efeito pela UFAM, através do geógrafo Marcos Castro, mostrou que Manaus tem apenas 22% de cobertura vegetal original. E o que é pior: a ocupação desordenada e descontrolada do município está provocando a redução progressiva da vegetação urbana. Ou seja, os atuais 2.300 km² tendem à diminuição, pois esses 22% de arborização não estão distribuídos e sim concentrados em áreas específicas. Aí que surge o problema. .
Reação popular
A empregada doméstica Soraia de Oliveira comentou sobre a importância das ações da Prefeitura de Manaus e de como ficou sabendo da distribuição de plantas no bairro. “Eu estava aqui na parada de ônibus e vi quando um caminhão parou e estava descarregando as plantas. Aí eu vim ver o que era e o rapaz falou que era para doar e eu já fiquei aqui na fila”, disse Soraia.
Morador do bairro, o estudante Paulo Misael, junto com os amigos, foi até o ponto de distribuição para pegar as mudas de plantas e levar para sua casa. “Não é todo dia que temos uma ação assim. Acredito que a distribuição de mudas é muito importante, porque deixa a nossa cidade mais verde”, disse o estudante.
Doação, plantio e educação ambiental
A meta é ambiciosa, porém lenta, porque não se esgota na distribuição de mudas nos bairros mais depredados ambientalmente, será feita paralelamente uma investida educacional junto aos alunos do Ensino Fundamental. De acordo o diretor do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, secretaria Municipal de Meio Ambiente ,Deyvson Braga, para essa ação foram distribuídas 600 mudas de plantas aos moradores da zona Norte. “Nós já fizemos a distribuição de mudas, junto com o plantio, em diversas outras áreas da cidade e hoje nós estamos aqui na zona Norte, no bairro Cidade Nova, fazendo uma ação de plantio e também de doação de mudas de plantas ao público. Nós já passamos pela Ponta Negra, pela zona Leste da cidade, chegamos à zona Norte e a próxima localidade será a região central da cidade”.
Envolvendo a comunidade
E a campanha de conscientização de combate às queimadas faz parte da programação do Junho Verde. O trabalho em conjunto e as parcerias se ampliam. É preciso que a campanha cresça junto com o interesse da população. Sem isso todo trabalho vai por água abaixo. Juntamente com a doação e plantio de mudas, nós também estamos com uma campanha de combate às queimadas “Manaus sem fumaça”, além de uma vasta programação com lives e mesa-redonda com assuntos diversos da temática ambiental, finalizou Braga.
(*)Com informações da PMM – Sintia Maciel.
Comentários