Sobre o prêmio
O Prêmio Elos da Amazônia 2021 – Edição Açaí é um evento nacional, realizado pelo Instituto De Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Programa Prioridade de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, com o apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia, que fará uma premiação no valor de R$ 30 mil reais, distribuída para 04 tecnologias inovadoras e/ou disruptivas, que se proponham a solucionar desafios nos elos de cadeias produtivas da Amazônia. As diretrizes do prêmio têm como premissa: sustentabilidade, equilíbrio ambiental, justiça social e viabilidade econômica.
Assim, as iniciativas deverão ser economicamente viáveis, ambientalmente equilibradas e socialmente inclusivas, podendo ir de modelos teóricos a protótipos de tecnologias já criados ou mesmo em fase de validação de mercado.
Propósito
O açaí é um dos frutos mais conhecidos e tradicionais da Amazônia. Considerado uma super fruta – com propriedades funcionais elevadas e fonte de inúmeros nutrientes e fibras, ficou mundialmente famoso.
Porém, mesmo com todos estes potenciais, o açaí vem enfrentando há anos desafios básicos relacionados aos elos de sua cadeia produtiva, que incluem: práticas de extrativismo e colheita, logística, transporte e armazenagem, embalagem, energia renovável, tratamento de resíduos, pré-beneficiamento, industrialização, gestão, comercialização, entre outros
A partir destas problemáticas e buscando soluções, o Prêmio Elos da Amazônia 2021 – Edição Açaí, que se dedica a esse fruto, foi criado para dar visibilidade e reconhecimento às iniciativas com potencial de aprimorar a cadeia produtiva do açaí.
Os trabalhos selecionados serão apresentados por seus idealizadores, premiados e ainda poderão ganhar visibilidade para futuros investidores.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Podem concorrer ao prêmio pessoas físicas e pessoas jurídicas.
Pessoas físicas
Jovens ou adultos acima de 18 anos, brasileiro(a), que faça parte ou não de instituições de ensino e/ou pesquisa.
Membros ou não de associações comunitárias, cooperativas, OSCs (antigas ONGs), startups, negócios de impacto, universidades, escolas técnicas, institutos de pesquisa, institutos de ciência e tecnologia.
Pessoas jurídicas
Associações ou cooperativas comunitárias, OSCs (antigas ONGs), startups, negócios de impacto, universidades, escolas técnicas, institutos de pesquisa, institutos de ciência e tecnologia que estejam formalizadas e com CNPJ ativo.
Perguntas do prêmio
Tecnologia para produção
Qual a solução tecnológica para colheita, transporte e conservação da qualidade do fruto no campo/área rural/floresta?
Agregação de valor
Qual biotecnologia pode criar novos produtos para o açaí (todas as partes da fruta) consorciado com a produção de açaí para alimentos?
Gestão e relacionamento com o mercado
Qual tecnologia permite melhorar a relação do produtor/extrativista (individual ou coletivo) com o próximo elo de comercialização (contratos, bancarização, relação cooperativa-cooperado e outros)?
Premiação
Jurados
André Vianna – Gerente de Projetos – Idesam
Mestre em Ciências de Florestas Tropicais pelo INPA (2011) e graduado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” -ESALQ/USP (2008).Débora Passos – Planejamento Estratégico – Instituto Arapyaú
Bióloga com especialização em Gestão da Sustentabilidade pela Unicamp. Possui formação em Gestão de Projetos Sociais e Gestão Ágil de Projetos. Ao longo de 10 anos trabalhou com temáticas deDione Torquato – Secretário Geral – Conselho Nacional de Populações
Ativista socioambiental, extrativista, natural da floresta Nacional de Tefé – AM. Desde 2012 faz parte do Conselho Nacional das Populações, onde atualmente ocupa o cargo de Secretário Geral (CNS).
Comentários