Chamada de Caminhos do Peabiru, trilha tem 1.550 no trecho paranaense, que vai de Paranaguá a Guaíra. Caminho era usado por incas e guaranis, antes da colonização
O Governo do Paraná anunciou, na última quarta-feira (01), que irá resgatar a trilha histórica Caminhos do Peabiru, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico e era usada por incas e guaranis no período pré-colonial.
O trecho paranaense que se pretende reativar tem 1.550 quilômetros de extensão, percorre 86 municípios e 29 distritos administrativos no Estado, ligando as cidades de Paranaguá a Guaíra.
A ideia do Governo Paranaense é que as prefeituras ajudem a reconstruir o desenho da trilha em cada município no qual ela passa. À administração estadual caberá fornecer a sinalização, portais e tecnologia oferecida aos turistas, como aplicativos de celular.
O projeto será lançado oficialmente no ano que vem.
Caminho
O Caminho do Peabiru é uma rota transcontinental que passa pelo Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. No trecho Brasileiro, além do Paraná, possui outras ramificações nos estados de São Paulo e Santa Catarina. De importância histórica e cultural, a trilha possibilitou a migração e o intercâmbio das várias culturas indígenas do continente, trocas comerciais, o estabelecimento de povoados e cidades e, após a chegada dos europeus ao continente, a colonização por espanhóis e portugueses.
Fonte: O Eco
Comentários