Parede criada por designer americano reúne lâminas rotativas que giram individualmente
Uma nova possibilidade para a geração de energia eólica em casas ou edifícios vem de Nova Iorque, com o trabalho do designer Joe Doucet. Seu projeto combina arte e tecnologia em uma solução inovadora para gerar energia limpa.
Estética e funcionalidade
A parede eólica criada por Joe usa o vento para movimentar mini turbinas eólicas, que são estrutura giratórias alinhadas que giram de maneira independente. A energia mecânica do movimento destas lâminas é transformada em energia elétrica por meio de um pequeno gerador. A eletricidade pode então ser usada ou armazenada em uma bateria, fixada na parede próxima à estrutura eólica.
A grade da parede eólica é formada por painéis quadrados que giram ao mesmo tempo ao longo de 25 eixos, cada um com um gerador eólico fixados a hastes verticais. De acordo com o designer, que já construiu um protótipo, uma dessas paredes seria suficiente para fornecer a energia necessária para uma casa americana, que normalmente consome pouco mais de 10.000 kW-hora por ano.
A produção de energia elétrica acontece sem usar água, ocupar muito espaço, gerar gases que contribuem para o efeito estufa e, de quebra, deixando o ambiente atrativo.
Fonte: CicloVivo
Comentários