O primeiro lote de cilindros chegou a Manaus no último dia 6 com 20 mil m³ e a segunda leva no início da semana. Serão distribuídos no sistema público de Saúde, para salvar vidas e para celebrar esta amizade histórica e preciosa chamada Brasil/Amazônia/Japão, ilustrada pela Moto Honda da Amazônia e seus concessionários, AssoHonda, marca que é orgulho do Amazonas.
Alfredo Lopes
__________________
Tinha que ser uma empresa japonesa a reunir, ao lado das três dezenas de indústrias nipônicas atuantes no Polo Industrial de Manaus, a receber a gratidão e o orgulho do povo amazonense. Num momento de escuridão como o que estamos passando, a Moto Honda da Amazônia, suas concessionárias e demais empresas que ela tem mobilizado, oferecem a todos nós exemplo da preciosa Solidariedade que se impõe. A presença do Japão na Amazônia, aliás, está associada a imagem dos braços abertos abertos e das mãos estendidas desde que aqui chegaram em 1929, trazendo alento para nosso povo desesperançado pela quebra do Ciclo da Borracha.
Contribuição e civilização
Na década de 1920, já estava instalado na Amazônia a decadência imposta pelo fim das folias do látex. Os japoneses chegaram trazendo na bagagem a cultura da juta, originária da Índia e aprimorada pela tradição agrícola milenar do Japão. No lugar do látex, o Ciclo das Fibras. E, com o fim da II Guerra Mundial, o Ciclo Hortifrutigranjeiro, coroado com a instalação do programa Zona Franca de Manaus. Os japoneses foram os primeiros a apostar investimentos neste novo Ciclo. A lista das lições, benefícios e avanços civilizatórios que esta presença representa é imensa.
Vulnerabilidade extrema
Quando começou, em 2020, a pandemia em Manaus, a Moto Honda da Amazônia e demais empresas japonesas atuaram em algumas frentes estratégicas, tanto para atender as demandas de respiradores, os EPIs das equipes de saúde que estavam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, como também para mitigar a fome de crescentes contingentes sociais em estado de extrema vulnerabilidade. Simultaneamente cuidou de formatar um protocolo de segurança sanitária capaz de proteger seus milhares de colaboradores. Só assim, com rigor e segurança dos detalhes foi possível retomar a produção fabril.
O desafio do Oxigênio
Com os estragos letais da segunda linhagem do vírus, mais agressiva e com maior poder de contaminação, que surpreendeu a todos, se instalou a crise inesperada do oxigênio. Faltou o gás e também os cilindros, pois a demanda mais do que duplicou. A direção local da fábrica da Honda, em Manaus, por exemplo, foi buscar em São Paulo – a toque de caixa – 300 cilindros, todos destinados ao interior a evitar os óbitos do interior por asfixia. Em função das demandas, essa remessa foi toda destinada a municípios em estado de desespero. Desde então, os cilindros tem sido recarregados em Manaus pela empresa pois a demanda é incessante.
Logística pela Vida
AssoHonda, entidade que congrega as Concessionárias Honda, distribuídas por todo o território nacional, também mobilizou seus filiados. Tanto a Honda quanto a Associação reuniram os empresários que, rapidamente, arrecadaram R$1 milhão destinados a atender as demandas emergenciais do oxigênio. Nesta semana, já desembarcaram em Manaus 100 cilindros, doados integralmente. Serão mais 332, por enquanto. Ou seja, os cilindros e o oxigênio já estão espalhados pelo interior do Estado. Cada um que esvazia é remetido para recarga em Manaus. O correspondentes a mil cilindros já foram recarregados nesse vaivém da logística pela vida.
The Power of Dreams
A programação dessa iniciativa da Moto Honda e AssoHonda já arrecadou recursos necessários para compra de uma quantidade de oxigênio para abastecer 4.100 cilindros. Não há disponibilidade de tantos cilindros no Brasil. Por isso, com a colaboração institucional da empresa White Martins, o gás foi comprado em Imperatriz do Maranhão, junto à empresa Air Líquid e está a caminho, sob a responsabilidade da própria White Martins, por via fluvial com as balsas da empresa Bertolini. O primeiro lote de cilindros chegou a Manaus no último dia 6 com 20 mil m³ e a segunda leva no início da semana. Serão distribuídos no sistema público de Saúde, para salvar vidas e para celebrar esta amizade histórica e preciosa chamada Brasil/Amazônia/Japão, ilustrada pela Moto Honda da Amazônia e seus concessionários, AssoHonda, marca que é orgulho do Amazonas. O poder dos sonhos, The Power of Dreams, slogan da empresa, cravado na história pela filosofia do fundador Soichiro Honda, é indelével e emblemático, especialmente quando este sonho significa assegurar o direito à vida.
Comentários