—— Farid Mendonça Júnior (*) ——
“[…] a natureza anda revoltada com o ser humano, com o vírus humano. Ainda assim e diante de todas as evidências e estudos científicos, existem aqueles que não acreditam. Se você é um deles, tudo bem, tens o direito de acreditar no que quiser, mas, por favor, pare de contribuir para a extinção da humanidade”.
Seja seguindo o princípio bíblico da multiplicação ou seja por uma questão natural (por meio do sexo), o fato é que hoje já somos 7,8 bilhões de pessoas no mundo. A previsão segundo as Nações Unidas é de que seremos 9,8 bilhões em 2050 e 11,2 bilhões em 2100. Vamos desrespeitar a bíblia ou parar de fazer sexo? Provavelmente nenhum dos dois.
Civilização predatória
A questão é que o ser humano se propaga como um vírus. E não é só isso. Por onde passamos levamos a destruição, acúmulo de lixo, extinção dos animais e esgotamento de recursos naturais. Pra completar, de vez em quando a gente entra em guerra, pois até hoje não conseguimos superar plenamente nossos conflitos na base do diálogo e da cooperação.
Mas voltando pro vírus. Numa cena do famoso filme Matrix, o agente Smith afirma “Vocês humanos se movem para uma área […] multiplicam-se até que todos os recursos naturais sejam consumidos e a única maneira de vocês sobreviverem é se mover para outra área. Existe um outro organismo […] que segue este padrão […] o vírus.”.
Consumismo doentio
E assim nós seguimos consumindo todo o nosso planeta. Até quando? Até efetivamente destruirmos tudo. Esperamos que a Agência Espacial Americana, a Nasa, ou qualquer outra agência, bem como empresas privadas, consigam encontrar um planeta ao estilo da terra e nos transportar em massa para lá. Assim poderemos continuar o nosso padrão, o da destruição, em outro lugar. Estaremos na verdade aliviando este planeta e começando a destruir o outro.
Adotamos este padrão de destruição por meio principalmente do capitalismo, com o estímulo pelo consumo desenfreado, na maior parte das vezes sem razão ou necessidade. Simplesmente pelo fato de consumir, de gastar, de nos satisfazer com tão pouco, pois a matéria nunca será o suficiente para preencher o vazio da alma. Mas a economia segue te dando ordens. Consuma! A mídia segue te dando ordens. Consuma! Tuas relações sociais também seguem te dando ordem. Consuma!
Planeta deteriorado
E assim nós chegamos a atual situação de deterioração completa do nosso planeta.
Dados científicos: – A agência ambiental das Nações Unidas, a ONU Meio Ambiente, afirma que a poluição do ar mata 6,5 milhões de pessoas por ano.
– Danos ao meio ambiente provocam 1 em cada 4 mortes prematuras, diz ONU.
– Humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano, diz ONU em dia mundial.
– Poluição dos oceanos por plástico custa ao mundo US$2,5 trilhões por ano.
– Mundo perdeu 26 mi de hectares de árvores por ano entre 2014 e 2018.
– Aquecimento global pode provocar terremotos, deslizamentos de terra e erupções de vulcões.
– Aquecimento pode gerar tsunamis e sismos, dizem cientistas.
– Aquecimento global já atinge até as regiões mais frias do planeta.
– Aquecimento global: Antártida tem a temperatura mais alta da história.
– A preocupante volta do CFC, o gás que provoca o buraco na camada de ozônio.
Conclusão: a natureza anda revoltada com o ser humano, com o vírus humano.
Ainda assim e diante de todas as evidências e estudos científicos, existem aqueles que não acreditam.
Se você é um deles, tudo bem, tens o direito de acreditar no que quiser, mas, por favor, pare de contribuir para a extinção da humanidade.
Talvez o vírus veio de uma certa forma para salvar nós mesmos, os que sobreviverem, do nosso próprio vírus.
Comentários