Nasceu nesta semana um movimento chamado Imperative 21, com o objetivo de redefinir o capitalismo. Lançado globalmente, ele busca atingir mais de 72 mil empresas em 80 países, influenciando cerca de 18 milhões de trabalhadores, que já fazem parte da coalizão. O projeto é liderado pelo B Lab, e representado no Brasil pelo Sistema B. A primeira intervenção aconteceu no domingo (13/09) na bolsa de valores Nasdaq, em Nova York, Estados Unidos, com mensagens alertando sobre temas como desigualdade e mudanças climáticas.
Os fundadores da coalizão global são o B Lab, The B Team, o CECP (Chief Executive for Corporate Purpose), Conscious Capitalism, Coalition for Inclusive Capitalism e Just Capital. No Brasil, a coalizão é formada pelo Sistema B (braço do B Lab na América Latina) e pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil, com apoio da Rede Brasil do Pacto Global e Instituto Ethos.
O movimento nasce 50 anos depois que Milton Friedman, economista vencedor do Prêmio Nobel em 1976, definiu a maximização dos lucros como o objetivo central do capitalismo. Na visão do movimento, está cada vez mais claro que essa é uma meta insustentável. “As empresas precisam ter outros propósitos que não seja o lucro a qualquer preço”, diz a campanha.
Nesta quinta-feira, uma ação acontecerá em São Paulo, no Brasil. Com o apoio da Social Docs, um prédio localizado na Avenida Paulista receberá projeções dos cartazes desenvolvidos por artistas como Bee Harris, Lmnopi, Nasruddin Akmal e outros. A ação acontece nos dias 17 e 18 de setembro, das 18h à meia-noite.
Os responsáveis pela campanha dizem que o embrião da ação vem do Manifesto de Davos, lançado na edição 2020 do Fórum Econômico Mundial. Inspirado nele, o Imperative 21 se baseia em três pilares: design para uma economia de interdependência; investimentos para que todos os passos do sistema produtivo sejam mais justos; e criação de valor para todos os stakeholders. “Esta equação prova que somente a soma de todos pode gerar uma sociedade melhor”, afirma o manifesto.
Abaixo, assista ao vídeo de lançamento da campanha:
Fonte: Época Negócios
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