Em novembro, mês em que o consumo é intensificado pela Black Friday, a certificadora de logística reversa eureciclo amplia sua comunicação e traz dois novos selos, com informações para que os consumidores façam suas escolhas considerando também a atuação responsável das marcas em relação às embalagens geradas.
“Nós tínhamos apenas um selo que informava o cumprimento da meta estabelecida pela lei. Mas, com o tempo, sentimos a necessidade de deixar claro quando o engajamento é maior e ultrapassa a determinação legal”, explica Thiago Carvalho Pinto, CEO e cofundador da eureciclo.
Para reforçar a importância da reciclagem em um momento que o mundo todo se prepara para gerar uma grande quantidade de embalagens, gerada pelas compras da Black Friday, a empresa criou a Green Friday, uma campanha que se estenderá por todo o mês de Novembro com o intuito de lançar os novos selos e reforçar a importância do consumo consciente.
“TODAS AS EMPRESAS QUE UTILIZAM O SELO INFORMAM AO PÚBLICO QUE ESTÃO SE RESPONSABILIZANDO PELOS SEUS RESÍDUOS, E PERMITEM QUE AS PESSOAS ENGAJADAS DEEM PREFERÊNCIA ÀS MARCAS QUE INVESTEM EM RECICLAGEM.”
“Nosso principal objetivo é incentivar que cada vez mais embalagens retornem para a cadeia produtiva, aumentando as taxas de reciclagem no Brasil”, completa Thiago.
Como funcionam os novos selos
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são responsáveis por implementar a logística reversa com relação às embalagens após o uso do consumidor, com meta atualmente definida em 22% das embalagens inseridas no mercado.
Considerando a dificuldade de rastrear e garantir a destinação correta de embalagens específicas, a eureciclo utiliza a compensação ambiental como uma forma mais viável técnica e economicamente para cumprir com a logística reversa desses resíduos.
Dessa forma, as empresas podem contabilizar em seu programa de logística reversa não apenas as embalagens próprias, mas resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, que a marca envia para reciclagem.
Com o envio, as empresas remuneram os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal.
Antes de novembro, os selos indicavam se a empresa cumpria ou não a meta estabelecida por lei. Mas, as marcas podem coletar e destinar para reciclagem um volume de 22% do que coloca no mercado, meta estabelecida por lei, 100% do que coloca no mercado ou até mais do que isso.
Com os novos selos, as empresas serão reconhecidas pela sua atuação e pela proporção do volume de embalagens compensadas.
Green Friday
Durante o mês de novembro, as empresas terão condições especiais para se engajar com a causa da Green Friday, com planos de adesão aos selos com descontos progressivos.
Os selos são uma ferramenta para estimular o consumo consciente e incentivar consumidores a optarem por marcas que respeitem a legislação e façam a sua parte para que a cadeia de reciclagem e logística reversa seja efetiva.
Até o momento, a eureciclo já certificou a reciclagem de mais de 160 mil toneladas de resíduos pós-consumo e os operadores de coleta e triagem foram remunerados com mais de R$ 8 milhões. Com 137 clientes em 2017 e 712 no ano seguinte, a empresa passou por um crescimento exponencial e deverá fechar o ano de 2020 com mais de 3 mil parceiros.
Para mais informações sobre os selos e como funciona a certificação, acesse www.eureciclo.com.br.
Fonte: Ciclovivo
Comentários