“…fomos flagrados em nossa ignorância, incapazes de respostas rápidas para questões que precisaríamos compreender com mais profundidade e rigor.”
——por Alfredo Lopes——
O surgimento da COVID-19 surpreendeu a todos: cientistas gestores públicos, lideranças sociais, autoridades em saúde pública, enfim, fomos flagrados em nossa ignorância, incapazes de respostas rápidas para questões que precisaríamos compreender com mais profundidade e rigor.
Além disso, impõe-se muita clareza para estabelecer critérios que vão basear nossas discussões . Academia, economia e cidadania precisam estar alinhadas para debater e encaminhar questões como isolamento horizontal, vertical ou liberação de contato, ou mesmo adoção precipitada de soluções farmacológicas.
Estes itens tem sido objeto de controvérsia fecunda, razão pela qual o Brasil Amazonia agora publica teses e antíteses sobre o assunto. Seria açodado dizer que iremos propor sínteses sobre as questões. Em todo caso, no decorrer do debate, vamos publicar os consensos e animar a discussão com base nas discordâncias.
Em todo esse tempo estaremos defendendo – de modo intransigente como temos feito – o interesse do cidadão, de todos os cidadãos e cidadãs, acima e além de quaisquer interesses setoriais.
Alfredo Lopes
Brasil Amazônia Agora
Comentários