A partir desta quarta-feira (15), está decretado o uso de máscaras para pessoas que precisam sair de casa em Manaus, como medida de prevenção ao coronavírus. O decreto foi assinado pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto, e publicado na noite desta terça-feira (14).
O decreto traz a recomendação, porém não prevê penalidades. A medida é anunciada após o dia mais intenso de números negativos para o Estado: entre segunda e terça-feira, foram 19 mortes e mais 209 novos casos foram confirmados.
No total, o Estado contabiliza 1.484 pessoas pela Covid-19, sendo 1.295 na capital e 189 no interior. Além disso, 590 pessoas ainda aguardam o resultado do exame feito pelo Lacen.
“Assinei um decreto, determinando que todas as pessoas – quando for obrigatório sair, porque o pedido mesmo é para que fiquem em casa – quanto tiver que sair, saiam de máscaras”, pediu o prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais.
Isolamento social
Por parte do governo do Estado, decretos reforçando a ordem de isolamento social continuam em vigor, bem como a fiscalização para o cumprimento da determinação. Todos devem permanecer em casa, com exceção de quem trabalha com serviços essenciais.
Entre as medidas está o decreto que determina o fechamento de estabelecimentos comerciais no estado, com exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, açougue e farmácias.
Também está suspenso o funcionamento de clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, com exceção de atendimentos de urgência e emergência.
“Para o Distrito Industrial, seguem as regras que são estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e também orientadas pela Fundação de Vigilância em Saúde, sobre condutas que são estabelecidas nesses estabelecimentos, sobre higiene, monitoramento. Inclusive, na maioria das indústrias do Distrito Industrial há uma equipe médica que tem contato com os nossos profissionais e que vão acompanhando o dia a dia dessas pessoas para evitar o contágio e também a proliferação do vírus por lá”, disse o governador Wilson Lima, na ocasião de anúncio das medidas, no fim de março deste ano.
Medidas de prevenção
Autoridades vêm recomendando massivamente o isolamento social, como medida para evitar a sobrecarga do sistema de saúde com o descontrole no número de infectados pelo coronavírus.
Nos casos em seja estritamente preciso sair de casa – como trabalho essencial, fazer compras – recomenda-se usar de máscaras, evitar contato físico, lavar bem as mãos com frequência e o uso de álcool em gel.
Ao chegar em casa, recomenda-se ainda tomar medidas para que roupas e sapatos que possam ter sido infectados não sejam levados para dentro de casa.
Confira o pronunciamento do prefeito:
Comentários