Especialista na dinâmica florestal amazônica do carbono, pesquisador do INPA e ABC, além de co-fundador do portal BrasilAmazôniaAgora, Niro Higuchi liderou em 2014 uma equipe com os maiores pesquisadores do planeta em biomas tropicais para decifrar como se comporta a floresta Amazônica em relação ao carbono no processo de fotossíntese. Quem o contratou foi o governo japonês, através da Universidade de Tóquio. Neste vídeo e entrevista, ele compartilha algumas informações sobre o assunto e diz porque o plantio de mogno é plantio de dólares. Confira!
A Amazônia está habituada a sobreviver. Sobrevive ao abandono cíclico da política nacional, às falsas promessas de integração, às ondas de desinformação e às tentativas sucessivas de deslegitimar seu modelo econômico-industrial baseado na floresta em pé. Mas agora o que se anuncia é mais grave: um míssil tarifário disparado do coração da geopolítica global contra o Brasil, e com impacto direto e destrutivo sobre a Zona Franca de Manaus.
A Honda Motos concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos que refletem o bom momento do setor no Brasil. A empresa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela demanda aquecida, pelo fortalecimento da moto como solução eficiente de mobilidade e pelo portfólio diversificado da marca, que atende diferentes perfis de consumidores em todo o país.