Tag: Getúlio Vargas

Desmatamento e queimadas no Amazonas preocupam – Coluna Follow-Up

Ficamos, portanto, diante de um dilema crucial. Poderíamos invocar o argumento de que seria lícito manejar 20% da floresta, e reivindicar esta parcela de remoção dos estoques naturais que o Código Florestal, teoricamente, autorizaria. Certamente, não será desmatando muito menos queimando. O Amazonas, sob a batuta do próprio Niro Higuchi, liderou a mobilização de 32 das melhores universidades estrangeiras, sob patrocínio do governo Japonês, para entender como se dá a dinâmica do carbono no bioma amazônico. E com isso, entre outras descobertas e avanços, criou tecnologia de MFS, Manejo Florestal Sustentável para gerar emprego, renda e fortalecer a saúde floresta. 

Fatores econômicos ajudam a entender a relação aloprada do Brasil com a Amazônia – Parte I

“Os americanos precisavam de borracha para entrar na guerra e o Brasil de entrar no processo mais acelerado de industrialização. Resultado, os EUA pagaram a mobilização dos novos seringueiros, o Brasil ganhou a CSN, Companhia Siderúrgica Nacional e a Amazônia, que forneceu insumo e mão de obra, ficou a ver navios”.

Associação Comercial do Amazonas, o sesquicentenário da resistência – Coluna Follow Up

A Associação Comercial do Amazonas teve participação efetiva nessa retomada momentânea da economia. Sob a batuta de Cosme Ferreira, um cearense que veio para o Amazonas com 2 anos de idade, e aqui ficou até morrer e, através da ACA, teve uma atuação que deixou grandes e positivas marcas no Amazonas. Uma delas foi apresentar ao Congresso Nacional um projeto que criava a Estação Experimental do Guaraná, em Maués.

A Amazônia pode cair para a segunda divisão

”E as baratas continuam povoando as prateleiras da academia, abarrotadas de ciência amazônica natimorta.”

Artigos populares

Indústria que brota da floresta

"O prêmio da Tutiplast, nesse contexto, não reconhece apenas...

Mobilidade que sustenta a economia em tempos de crise energética

"Crise energética em pano de fundo: com o petróleo...

CBA desenvolve biossensor com microalgas que reduz custo e acelera análise da água

Biossensor com microalgas do CBA detecta poluentes em tempo real e reduz custos na análise da água na Amazônia.

Embalagens sustentáveis: papel pode reduzir impacto do plástico nos oceanos

Relatório aponta como embalagens sustentáveis de papel podem reduzir a poluição plástica, mas alerta para desafios ambientais e de inovação.