Uma bebida fermentada de açaí mostra características similares a vinhos tintos e pode ter grande potencial de mercado
Em um estudo recente realizado pela Embrapa Agroindústria Tropical, no Ceará, uma bebida fermentada da polpa de açaí, produzida pela empresa Flor da Samaúma, localizada em Macapá, Amapá, apresentou características físico-químicas e sensoriais semelhantes a alguns vinhos tintos. Além disso, uma análise sensorial realizada com 50 provadores habituais de vinho indicou uma atitude positiva de compra do produto.
Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, comentou a surpresa dos provadores com o rótulo Curiaú da bebida de açaí. “O principal desafio é criar uma marca característica que traduza o que é o produto para o grande público consumidor, uma vez que a denominação vinho é exclusiva para a matéria-prima uva”, afirmou Saavedra.
Açaí ganha o mundo
A inspiração para desenvolver uma carta de “vinhos” à base de açaí surgiu quando João Alberto Capiberibe, diretor do empreendimento Flor de Samaúma, foi presenteado com uma garrafa do produto fabricado no Acre. “Fiquei impressionado com o sabor único daquela bebida e resolvi desenvolver uma receita própria, pois percebi tratar-se de um produto que se encaixa na nossa concepção de economia para o crescimento sustentável da Amazônia”, contou Capiberibe.
O diretor expressou sua confiança no potencial da bebida para fortalecer a economia local. “O açaí já ganhou o mercado mundial, os produtos dessa matéria-prima feitos na vinícola tendem a ter o mesmo destino e podem contribuir fortemente com a economia local gerando emprego e renda com sustentabilidade“, avaliou Capiberibe.
Como a análise sensorial funciona
Para avaliar a aceitação do produto, a Embrapa aplicou o teste CATA (check-all-that-apply). Essa análise sensorial envolveu percepções por meio dos órgãos dos sentidos, como olfato, paladar e visão.
As amostras da marca Curiaú, com graduação alcoólica de 12%, apresentaram boa aceitação sensorial, com 74% das respostas nas três categorias de maior aceitação, indicando que o produto atinge o nível mínimo de aceitação para ser lançado no mercado, de 70%.
Detalhes da composição e comparação com outros vinhos
A bebida de açaí foi comparada com fermentados de acerola e de alguns vinhos tintos brasileiros. Quanto à acidez total, os valores para o vinho tinto podem estar na faixa de 50 a 130 mEq por litro, segundo a legislação brasileira. A bebida de açaí está na mesma faixa de acidez apresentada pelos vinhos de uvas Touriga Nacional, Tempranillo e Petit Verdot.
O teor de antocianina da bebida de açaí foi superior ao da bebida de acerola e compatível com algumas amostras de vinho Syrah e Tannat. Quanto aos açúcares redutores, a equipe da Embrapa constatou que a bebida fermentada de açaí é compatível com um vinho meio-doce, pois contém 13,5% de açúcares redutores.
Os resultados indicam um potencial interessante para a bebida de açaí no mercado global, sobretudo para amantes de vinhos que buscam novas experiências gastronômicas. Além disso, este produto promove a economia local e a sustentabilidade na Amazônia, comprovando o valor do açaí como uma matéria-prima versátil e de alto potencial comercial.
Com informações da Embrapa
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