A praga do plástico está ameaçando todos os cantos do nosso planeta, inclusive os recifes de corais que abrigam uma das maiores biodiversidades marinha. Uma recente pesquisa publicada na revista Nature mostrou que aproximadamente 92% dos recifes de corais rasos do mundo já estão contaminados pelo plástico.
O estudo examinou 84 recifes de corais em diferentes regiões dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. Foi encontrada presença de plástico em quase todos os recifes, tanto próximos às áreas costeiras com alta densidade populacional quanto em locais remotos, como ilhas isoladas no Pacífico.
“Ao estudar as espécies presentes em muitos desses corais mesofóticos (de profundidade até 150 m), decidimos quantificar a quantidade de lixo plástico encontrado e nos deparamos com dejetos em 77 dos 84 locais”, explicou o biólogo Hudson Pinheiro, do Centro de Estudos de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP e pesquisador associado da Academia de Ciências da Califórnia em São Francisco.
A maioria dos itens plásticos encontrados nos recifes de corais era de “equipamentos fantasmas” – materiais de pesca abandonados, como cordas, linhas e redes. Embalagens de alimentos e garrafas plásticas também foram frequentemente identificadas.
Os pesquisadores identificaram quatro fatores de risco associados a uma maior exposição ao plástico: maior profundidade; maior densidade populacional num raio de 10 km; proximidade a zonas de atividade pesqueira; e proximidade às Unidades de Proteção Marinha.
“Foi surpreendente descobrir que a quantidade de detritos aumentava com a profundidade, considerando que os recifes mais profundos geralmente estão mais distantes das fontes de poluição plástica”, observou Luiz Rocha, codiretor da iniciativa Hope for Reefs da Academia de Ciências da Califórnia e também pesquisador do estudo.
A crescente presença de plástico nos recifes é uma “ameaça emergente” para esses ecossistemas já vulneráveis, que enfrentam os efeitos das mudanças climáticas e da pesca predatória. O estudo realça a urgência da luta contra a poluição plástica, não apenas para preservar os recifes de corais, mas para garantir a sobrevivência de uma ampla variedade de espécies marinhas que dependem deles.
*Com informações do CLIMA INFO
Comentários