Em um movimento histórico, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na quarta-feira o restabelecimento do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).
Sendo o principal fórum de debate para a Política Nacional de Ciência e Tecnologia, a retomada das atividades do CCT após uma paralisação desde 2018 é vista como um marco para o fortalecimento da indústria nacional.
Márcio Elias Rosa, secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), disse: “É a partir da pesquisa que a ciência se viabiliza e torna possível a conquista de inovação tecnológica e científica”.
O CCT não é o único conselho a ser reativado. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial também retomou suas atividades na semana passada, após sete anos de inatividade. Ambos os conselhos terão papeis essenciais e complementares no desenvolvimento do país, estabelecendo a direção para uma nova política industrial.
Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do MDIC, também passa a integrar o CCT, ampliando a representação governamental. Com a presidência exercida por Lula e a secretaria executiva pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CCT é composto por um total de 34 membros, incluindo ministros de estado, produtores e usuários de ciência e tecnologia e representantes de setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.
Importância da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento
Luciana Santos, Ministra da Ciência e Tecnologia, enfatizou a relevância do CCT para o futuro do país. Ela afirmou: “O CCT é o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo e contaremos com a participação do Presidente Lula nas discussões sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação que vão contribuir para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
Reconhecendo a Contribuição da Ciência
A retomada das atividades do CCT foi acompanhada de um reconhecimento das contribuições da ciência durante a pandemia da Covid-19. Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, Lula concedeu a Ordem do Mérito Científico a entidades, pesquisadores e personalidades que tiveram destaque durante a pandemia.
Além disso, foi anunciada a convocação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024. Esta conferência será a primeira desde a última edição em 2010, durante o segundo mandato de Lula.
O presidente Lula recordou o impacto desse último evento, dizendo: “Eu vivi junto com a ciência brasileira um dos momentos mais felizes da minha vida, no final do meu mandato, em 2010, quando nós fizemos o encontro com a ciência brasileira. Pela primeira vez, algo que nunca antes tinha acontecido no Brasil, cientistas de todos os matizes, de todas as tendências, em um único encontro junto com o governo.
E havia unanimidade, porque a gente estava prestando uma homenagem ao cumprimento de um pacto, que aprovamos em 2007, de investimento de R$ 41 bilhões na ciência e tecnologia. Esse pacto foi cumprido em cada centavo, porque nós colocamos para administrar os recursos uma equipe escolhida pelos cientistas, e pela primeira vez, a gente gastou cada centavo daquilo que foi definido”.
*Com informações do GOV.BR
Comentários