Sustentabilidade: figurino de espetáculo foi feito com garrafas de pet recicladas

Suzana Camargo – Conexão Planeta

Sustentabilidade: No passado, acreditava-se no Japão que se você maltratasse ou jogasse um objeto fora, o espírito dele poderia aparecer como um fantasma. O que seria do nosso mundo atual se essa crença fosse real? Estaríamos sendo assombrados diariamente por milhões e milhões de embalagens plásticas. Para usar a arte para chamar a atenção sobre um grave problema social e ambiental, a companhia de dança japonesa K-Ballet montou o espetáculo “Plástico”.

Apesar de o país asiático não estar no topo do ranking daqueles que mais produzem lixo plástico no planeta – Estados Unidos, Índia, China Brasil e Indonésia estão nos cinco primeiros lugares .

Ainda assim os idealizadores da montagem acreditam que esse era um tema que merecia ganhar o palco: poluição e sustentabilidade.

Para a produção do cenário e dos figurinos foram usadas mais de 10 mil garrafas plásticas, recolhidas nas ruas de Tóquio. A grande maioria delas foi utilizada na confecção de quatro grandes paredes que ilustravam o espaço “Labirinto”.

Os tutus, as saias usadas pelas bailarinas, foram feitas com plástico bolha, e 100 guarda-chuvas, transparentes, do mesmo material, e esquecidos ou descartados pela capital, também fizeram parte do figurino do espetáculo.

Sustentabilidade
(Foto: @niczeusmackay @mackay.productions)

Alguns bailarinos, entre eles o americano Julian MacKay, um dos principais nomes do balé mundial (na imagem acima), dançaram com garrafas presas ao corpo.

“Para mim esse é um projeto único e eu adoraria que mais levantando a questão sobre outros problemas, como a reciclagem e o meio ambiente, fossem realizados. Acho que eu jamais teria pensado que uma garrafa prensada poderia ser bonita e há beleza em coisas como isso”, disse o artista em entrevista à Associate France Press.

Para ele, quando você une um meio artístico, como a dança, a um assunto como reciclagem ou upcycling, os espectadores são “forçados” a pensar o que mais eles podem fazer.

“Usando o poder da arte, eu ficarei feliz se o espetáculo conseguir mudar alguma coisa ou leve essa questão para uma abordagem mais otimista”, acredita Taiju Takano, produtor chefe da peça.

bale plastico japao 6 conexao planeta
Figurinos feitos de plástico bolha (Foto: @niczeusmackay @mackay.productions)

“Plástico” foi exibido em Yokohama numa breve temporada. Os figurinos e as paredes serão guardados por um ano. Caso não sejam reutilizados, seguirão para reciclagem.

bale plastico japao 7 conexao planeta
Um dos muitos guarda-chuvas recolhidos do lixo (Foto: @niczeusmackay @mackay.productions)

Nos últimos 20 anos, o descarte de resíduos plásticos dobrou no mundo e apenas 9% desse total foi reciclado.

*Com informações do Japan Times, The Guardian e SAMAA TV

Texto publicado em Conexão Planeta em 24/01/2023

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.