Membros da sociedade civil acompanharam o presidente no Palácio do Planalto até a entrega
Gabriel Ferneda – da CNN
Empossado presidente neste domingo (1º), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu de integrantes da sociedade civil a faixa presidencial. Catadora, negro, indígena, deficiente fisico, artesão.
Pela tradição, a entrega seria feita pelo presidente anterior. No entanto, com a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-vice Hamilton Mourão, membros da sociedade civil foram os responsáveis por subir a rampa do Palácio do Planalto e fazer a entrega ao presidente.
Veja quem são as pessoas que entregaram a faixa a Lula:
Francisco
Com 10 anos de idade, Francisco, filho de uma assistente social e um advogado, mora em Itaquera, na periferia de São Paulo. Torcedor do Corinthians, é praticante de natação e ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1ª região) em 2022. Em 2019, esteve no Jogo MST – Amigos do Lula e Amigos do Chico Buarque, quando viu o presidente Lula pela primeira vez.
Aline
Catadora de lixo desde os 14 anos de idade, Aline Souza é mãe de sete filhos (seis meninos e uma menina).
Foi eleita presidente da Rede Centcoop-DF, atualmente em seu terceiro mandato. Anteriormente havia sido eleita diretora-secretária da entidade. Ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional em 2013 representando os catadores e catadoras do Distrito Federal. Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
Cacique Raoni Metuktire
Raoni Metuktire, é uma liderança indígena engajada na defesa da Amazônia e dos povos da floresta.
Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz e se engajou na luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos.
Weslley
O metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha tem 36 anos e trabalha na região do ABC paulista desde os 18 anos.
Natural de Diadema (SP), Weslley é casado e pai de dois meninos: Cauã, de 18 anos, e Apolo, de 2 meses. Formou-se em Educação Física com auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também possui na sua formação cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos. Ele também é DJ em um grupo de rap chamado “Falange”.
Ivan
Jovem potiguar, Ivan Baron sofreu de meningite viral aos 3 anos de idade, doença que lhe causou paralisia cerebral.
É referência na luta anticapacitista e considerado um dos embaixadores da inclusão.
Flávio
Flávio Pereira é natural de Pinhalão, estado do Paraná.
É artesão e esteve presente durante 580 dias na vigília em Curitiba (PR), durante o período em que Lula esteve preso.
O texto foi publicado originalmente por CNN BRASIL
Comentários