Uma multidão de 1 milhão de voluntários do estado indiano de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, se reuniu no último domingo e plantaram, num só dia, 250 milhões de árvores. A iniciativa faz parte de uma estratégia do estado para reduzir as emissões de carbono e reduzir o impacto da mudanças climática global.
Entre os voluntários estavam legisladores, funcionários públicos, integrantes de organizações sociais que lotaram margens de rios, fazendas, florestas, escolas e prédios do governo realizando o plantio de mudas. A tarefa envolveu 68 mil vilas e 83 mil áreas florestais, números compatíveis com a população do Estado, de 241 milhões de habitantes.
Este é o quarto ano consecutivo em que Uttar Pradesh decide reservar um dia para reunir milhares de pessoas com a missão de plantar árvores. Em 2019, num único dia, foram plantadas 220 milhões de mudas. Ano passado, por conta da Covid-19, o plantio foi menor. Ainda assim, foram plantadas 20 milhões de árvores, também num único dia, ao longo do rio Ganges.
Recuperação da cobertura florestal
A Índia se comprometeu a manter um terço de sua área total sob cobertura florestal. Todavia, o aumento da população e a crescente demanda por projetos industriais pode comprometer essa meta. Ainda assim, o próprio governo indiano tem se esforçado para alcançar esse objetivo.
Crianças também participaram do mutirão para o plantio de árvores na Índia
No último mutirão, os voluntários plantaram milhares de mudas de “peepal” (Ficus religiosa) em Lucknow, a capital do estado, que sofreu muito com uma onda devastadora de infecções pelo novo coronavírus.
“Esta árvore é conhecida por liberar oxigênio máximo. Portanto, esta planta é a necessidade da hora. Isso porque somos lembrados de sua importância, após enfrentarmos a crise de falta de oxigênio quando o surto da Covid estava no auge ”, explica o ativista Shachindra Sharma.
“Estamos empenhados em aumentar a cobertura florestal do estado de Uttar Pradesh para mais de 15% da área total de terras nos próximos cinco anos”, disse Manoj Singh, um alto funcionário do serviço ambiental do estado.
Mais 95 mil hectares de árvores
Outro dado extremamente positivo: ao longo dos últimos quatro anos, o índice de sobrevivência das plantas tem sido de 80%. Esse alto índice tem sido conseguido porque foram adotados cuidados especiais, para evitar pragas, por exemplo. Uma novidade: cada muda plantada tem um QR Code, que ajuda a monitorar o seu crescimento.
Com informações do site GGN
Texto retirado originalmente de Boas Novas MG
Comentários