Grupo conseguiu diminuir em 25% o consumo de plástico
O Grupo Heineken é a segunda maior cervejaria do Brasil e possui também uma série de bebidas não alcoólicas em seu portfólio, como marcas de água e refrigerantes. A companhia tem como meta a neutralidade de carbono em toda a cadeia de valor até 2040 e isso inclui o impacto causado por suas embalagens. Parte dessas iniciativas está atrelada à redução do uso do plástico e à circularidade de 100% desse material nos canais ON e OFF Trade.
Há um ano, o Grupo anunciou a retirada de embalagens de garrafas PET 1 e 2 litros das suas marcas Itubaína, FYs, Skinka e Viva Schin e as PETs de 1,5 litro das marcas Skinka e Água Schin. Como resultado, a companhia já deixou de comercializar cerca de 14 mil toneladas de embalagens plásticas no Brasil.
A empresa passou a dar prioridade a embalagens de consumo individual, olhando também para a mudança no comportamento dos consumidores, e em materiais com maior reciclabilidade, como o alumínio.
“Precisamos considerar que, quando não descartadas corretamente, as garrafas PET acabam chegando ao meio ambiente e levam cerca de 400 anos para se decompor. Por isso, com essa mudança, nosso objetivo é reduzir a presença deste material no mercado e dar mais foco ao alumínio, matéria-prima altamente reciclável e, atualmente, é o material com a maior porcentagem de reciclabilidade no Brasil” explica Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
A decisão levou em conta o compromisso de ser 100% circular em plástico no ON e no OFF Trade até 2025. Considerando o volume de PET do portfólio, a redução do uso deste material foi de 80%. Levando em consideração o volume total de plástico utilizado pela companhia, houve 25% de redução.
“O desenvolvimento de estratégias sustentáveis de gestão de embalagens deve considerar uma série de fatores, não apenas a reciclabilidade. Os atores envolvidos na cada cadeia, incluindo cooperativas e catadores de material reciclável, a redução no uso do material, a adoção de alternativas, as necessidades logísticas e operacionais e a usabilidade também são determinantes para decidir quais caminhos seguir”, comenta Ornella.
Em outubro deste ano, o Grupo HEINEKEN anunciou ainda a utilização 30% de PCR (post consumer resin – resina pós consumo, na livre tradução) nas embalagens de filme Shrink da marca Devassa em 2022. A companhia pretende expandir a adoção do uso de PCR por todas as marcas de cerveja da categoria mainstream do Grupo HEINEKEN a partir de 2023, prevendo um potencial de reutilização de 765 toneladas de plástico em 2023.
Circularidade de embalagens
Em 2021, a companhia foi a primeira cervejaria a se comprometer globalmente com a meta de neutralização de carbono em toda a cadeia até 2040, compromisso que inclui um olhar para circularidade de embalagens, uso de energias renováveis, uso de ingredientes sustentáveis e práticas de agricultura com baixa emissão de carbono.
Para embalagens, além da redução do uso do plástico, a agenda considera também projetos de conscientização e engajamento dos consumidores no descarte correto dos materiais de vidro pós consumo, como o programa Volte Sempre – que conta com duas frentes de atuação junto ao canal ON Trade (bares e restaurantes) e uma voltada ao OFF Trade (supermercados e condomínios).
As ações querem contribuir com a atuação de cooperativas, bem como no fechamento do ciclo da circularidade, uma vez que após o descarte correto, a companhia retorna essas embalagens ao ciclo de uma nova garrafa.
Fonte: CicloVivo
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