Entenda como eles podem ser fraudados.
Por Nicole Ribeiro – Pronatec
Muita gente não sabe, mas alimentos, assim como roupas, sapatos, joias e celulares, podem ser fraudados. Na verdade, essa é uma prática muito comum no Brasil e, por aqui, há alguns campeões em falsificação que fazem parte do dia a dia de milhares de brasileiros desavisados.
Quer saber quais são os produtos mais falsificados no país? Você pode se surpreender com a frequência que isso ocorre, já que todos nós consumimos esses alimentos diariamente sem ao menos nos darmos conta!
Alimentos mais alterados no Brasil
Em síntese, de acordo com a BCR V7 Food, que é a norma global para a segurança de alimentos, a fraude ocorre quando há substituição, diluição ou adição intencional de uma matéria-prima ou alimento, bem como a falsificação de um material ou produto com a finalidade de ganho financeiro.
Isso pode ocorrer através de um um aumento do valor aparente de certos produtos ou pela redução do custo de produção. Confira abaixo alguns alimentos que são alvos de fraude há muito tempo!
1) Café
Embora seja uma bebida muito comum no dia a dia de toda família brasileira, é um dos produtos que mais sofrem alterações. Muitos deles vêm misturados com cevada, milho, centeio e, em casos mais graves, casca de árvore e madeira.
2) Azeite
Sempre que for comprar um azeite, é bom olhar a lista de ingredientes e a denominação do produto no rótulo, pois muitos vêm misturados com óleo de milho, de palma ou de avelã.
3) Leite
Parece exagero, mas até o leite é alvo de falsificações: muitas vezes ele pode conter água, soro de leite coalhado, soda cáustica e proteína de leite bovino, que são misturados em diversas etapas de produção.
4) Açafrão
Por sua vez, o açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo todo, por isso é comum de ser falsificado, afinal, o produtor pode ganhar uma nota com esse produto. Normalmente, a mistura acompanha amido, corante amarelo e gelatina para imitar o original.
5) Suco de laranja
O suco de laranja, por sua vez, quase sempre contém outros sucos como o se uva, extrato de páprica e extrato de flor de calêndula. Inclusive, por mais incrível que pareça, já foram detectados fungicidas em algumas fórmulas, que alteram o produto original.
6) Mel
De acordo com um levantamento do Journal of Food Science, praticamente um terço de todo o mel comercializado nos Estados Unidos é apenas uma mistura de xarope de milho, frutose e glicose. Para saber se o mel realmente é puro, deve-se observar se ele tem capacidade de cristalização ou não: se cristalizar, quer dizer que é um produto verdadeiro e adequado para consumo.
7) Suco de maçã
Por último, mas não menos importante, tenha quase certeza na maioria das vezes que o seu suco de maçã não vem de uma fruta verdade. Isso porque ele pode estar contaminado com arsênio, xarope de milho, ácido málico e adoçante sintético.
Outros alimentos que fazem mal e você não sabia
Alimentos como o peito de peru são usados com frequência para compor sanduíches naturais, de forma que se tornem lanches saudáveis. No entanto, o que muita gente não sabe é que o alimento conta com um alto teor de gordura e também possui muitos embutidos em sua composição. Uma situação similar acontece com o uso do bacon, que a depender da forma como é feito, pode ser bastante prejudicial a saúde.
Uma bebida considerada saudável é água tônica, que costuma ser utilizada na produção de bebidas alcóolicas, mas a bebida em questão não passa de um refrigerante e conta com substâncias como xarope de milho, quinina e açúcar. Assim como a bebida, as gelatinas também são consideradas saudáveis e aliadas ao processo de emagrecimento, porém ela também é rica em açúcar.
Por fim, os peixes enlatados são um dos alimentos mais utilizados nas dietas, mas é preciso estar atento a como o peixe enlatado. Isso porque o alimento enlatado com água conta com a presença dos metais, que vão diretamente para o nosso organismo. Por isso, a melhor opção é optar pelos enlatados em óleo.
Alimentos que ajudam a emagrecer
Na maioria das vezes, o maior desejo de determinadas pessoas é em perder peso. Acontece, no entanto, que essa ânsia pela perda de peso pode acabar fazendo com o que o indivíduo se submeta à situações nada agradáveis e saudáveis.
Assim sendo, o melhor caminho para emagrecer, não é parar de comer, mas sim, comer bem. Desse modo, existem alguns alimentos que podem influenciar positivamente no emagrecimento saudável. São eles:
- Café verde – diminui a absorção de glicose, fazendo com que o organismo queima a gordura mais rápido;
- Chá verde – estima as enzimas do corpo na quebra de gorduras, bem como auxilia na retenção de líquidos;
- Gengibre – induz o organismo a trabalhar mais rápido, além de eliminar diversas impurezas;
- Laranja azeda – aumenta o metabolismo, acelerando o processo de digestão dos alimentos;
- Café – acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gordura, quando tomado sem açúcar.
Comidas mais bizarras existentes no mundo
Balut
O Balut é uma combinação de ovos de pato com embriões que foram parcialmente desenvolvidos, mas não chegaram a completar o processo. O alimento, portanto, é usado para recuperar as forças, principalmente após uma gravidez. Em alguns casos, a depender do desenvolvimento do embrião, é possível encontrar ossos, bicos, pernas, entre outras partes. Os ovos são muito presentes na China.
Cabeça de ovelha
Essa iguaria muito presente na África do Sul, é ingerida sem o cérebro e a carne da cabeça. Isso porque, as melhores partes, teoricamente, são as orelhas e os olhos. Além disso, os intestinos também chamam atenção de quem está comendo.
Cabeça de peixe
Lá no sudoeste do Alasca, as pessoas costumam comer cabeças de peixes fermentadas. Para preparar a iguaria, é preciso colocar a cabeça em um saco plástico, deixando-a por dias debaixo da terra.
Cérebro de esquilos
Já imaginou comer o cérebro de um esquilo? Bem, a prática é comum no Estado do Kentucky, nos Estados Unidos. Ainda que a iguaria seja uma marca do lugar, em 1990, diversos médicos informaram que o “alimento” pode conter uma variação da doença da vaca louca.
Demais alimentos bizarros
- Casu Marzu (queijo larva) – trata-se de um queijo, feito com leite de ovelha, que é exposto ao ambiente externo, até que as moscas coloquem ovos no alimento. Após os ovos virarem larvas, elas comem o queijo e secretam a gordura, deixando-o no ponto ideal. É necessário comer o queijo enquanto as larvas estão vivas;
- Sopa de morcego – é litaralmente uma sopa feita com morcegos e diferentes temperos;
- Pênis de veado – em alguns lugares, acredita-se que ingerir pênis de animais é a cura para problemas de ereção;
- Nariz de alce – para comer, é necessário deixar o nariz cozinhando em uma panela, para sair a pele e os pelos;
- Globo ocular de atum – após cozinhar a parte gelatinosa dos olhos do atum, os japoneses costumam comê-las com diferentes condimentos.
Texto publicado originalmente em PRONATEC
Comentários