Veja as reações sobre a vitória do candidato do PT neste domingo (30)
Líderes mundiais parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória na eleição presidencial, realizada neste domingo (30). O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu a vitória e pediu cooperação a Lula. Além de Biden, os presidentes de França, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia já se manifestaram nas redes sociais.
Felicitações para Lula
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Lula e exaltou o Brasil por um “processo eleitoral livre, justo e confiável”. Em nota divulgada nas redes sociais, Biden disse ainda que espera trabalhar em conjunto com o novo presidente brasileiro.
Embaixada da China no Brasil
Principal parceira comercial do Brasil, a China parabenizou Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, pela vitória no segundo turno da eleição. “Fazemos os melhores votos por êxitos ainda maiores de desenvolvimento do Brasil”, disse.
Melanie Hopkins, encarregada de negócios do Reino Unido no Brasil
Heikon Thoms, embaixador da Alemanha no Brasil
Emmanuel Macron, presidente da França
O presidente da França, Emmanuel Macron, citou que a vitória de Lula marca o “início a um novo capítulo da história do Brasil”. Macron pede ao presidente eleito a união de forças para superar “desafios comuns”.
António Costa, primeiro-ministro de Portugal
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial e fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, disse o premiê.
Josep Borrell Fontelles, chefe da diplomacia da União Europeia
“Cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial pela sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar nas relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”, disse o diplomata.
Alberto Fernández, presidente da Argentina
“Parabéns, @LulaOficial! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse Fernández.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste #30out, elegeu @LulaOficial como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Luana! Um grande abraço!”, afirmou o líder venezuelano.
Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba
Gustavo Petró, presidente da Colômbia
Gabriel Boric, presidente do Chile
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai
“Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”, afirmou Pou.
Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina
“Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigada, povo do Brasil. Obrigada, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, afirmou Kirchner.
Pedro Castillo Terrones, presidente do Peru
“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria”, disse Terrones.
Luis Alberto Arce, presidente da Bolívia
“Parabéns, irmão @LulaOficial, eleito presidente do #Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, pontuou o boliviano.
Evo Morales, ex-presidente da Bolívia
“A reeleição do irmão @LulaOficial fortalece a luta do multilateralismo com igualdade, dignidade e justiça social para os povos da América Latina. Com sua experiência na administração pública e na ação política, dá-nos a esperança de um verdadeiro processo de integração e libertação”, disse Morales.
Texto publicado originalmente em INFOMONEY
Comentários