Os maiores produtores de coco do mundo se concentram nos trópicos úmidos e nas áreas insulares e costeiras. Diversos benefícios nutricionais estão associados ao consumo regular do coco — uma das frutas mais populares do Brasil cujo nome científico é Cocos nucifera. Sua origem é asiática, mas alguns países têm no coco uma parte importante da economia local.
Na fruta tudo se aproveita: desde a água e a polpa, até a casca. Por se tratar de um comércio rentável, é possível produzir uma série ampla de produtos através da planta.
Embora o cultivo de coco necessite de uma incidência regular de chuvas, a planta apresenta uma notável resiliência no sentido de conseguir se desenvolver e gerar os frutos em solos variados que, por vezes, não se configurariam como territórios que oferecem condições ideais.
No entanto, os maiores produtores de coco do mundo conseguem fazer desse cultivo um dos principais mecanismos de desenvolvimento regional, visto que a demanda é sempre alta. Esse fator é motivado por conta da versatilidade de produção que a planta oferece; ou seja, com as estruturas do coco é possível fazer roupas, cosméticos, ração animal e diversos óleos.
Este último produto é o mais importante: do coco são extraídos óleos para uso culinário, medicinal e para produção de itens de beleza secundários. Ademais, o óleo de coco “virgem”, extraído diretamente do coco cru, é um item econômico de destaque.
Maiores produtores de coco do mundo: 5 líderes
Os 5 maiores produtores de coco do mundo apresentam uma produção extensa: toneladas métricas.
1. Indonésia
Com uma marca de 17,13 milhões de toneladas métricas, a Indonésia é líder mundial na produção de coco. A geração se concentra, em sua maioria, na província de Sulawesi do Norte e é destinada, em sua grande parte, ao comércio exterior; ou seja, para exportação.
2. Filipinas
A priori, as Filipinas detinham o monopólio na produção de coco. No entanto, foi ultrapassada pela Indonésia e atualmente ocupa a 2ª posição entre os 5 maiores produtores de coco do mundo, apresentando uma produção significativa de 14,77 milhões de toneladas métricas.
A produção é tão importante para o país que cerca de 1/4 do total de terras agrícolas é destinado apenas para o cultivo de coco. Locais como Luzon, Southern Mindanao e Eastern Visayas são os que mais praticam a atividade.
3. Índia
Sobretudo nas áreas rurais, a produção de coco é a principal fonte de economia na Índia. Em 2016, o país produziu a grande marca de 119 milhões de toneladas. Ocupando o 3º lugar entre os maiores produtores de coco do mundo, a Índia produz 14,68 milhões de toneladas métricas por ano.
4. Sri Lanka
Em penúltimo lugar, o Sri Lanka produz anualmente cerca de 2,47 milhões de toneladas métricas. Assim como nos demais países, a produção de coco é uma das principais atividades na indústria agrícola do Sri Lanka.
O sucesso no cultivo se deve, em grande parte, aos fatores ambientais do país, como o clima quente e ensolarado.
5. Brasil
O Brasil ocupa a 5ª posição entre os 5 maiores produtores de coco do mundo. Atualmente produz 2,33 milhões de toneladas métricas com possibilidade de ampliar a produção, pois a geração cresce de acordo com a demanda da economia global e regional.
Parte importante da economia para o Brasil, o Nordeste cultiva cerca de 80% de toda a produção nacional, evidenciando a importância do clima para a produção.
Outros países produtores de coco
Além dos 5 maiores produtores de coco do mundo, outros países também o produzem significativamente em milhões de toneladas:
- Vietnã: 1,68;
- México: 1,29;
- Papua Nova Guiné: 1,19;
- Tailândia: 0,81;
- Malásia: 0,54.
Portanto, o cenário que se desdobra com relação à produção de coco é que a atividade deve continuar sendo lucrativa. Entretanto, os produtores devem se adaptar ao tempo e à procura.
Texto publicado originalmente Socientifica
Comentários