CBR 190 TR e CRF 190L aparecem em patentes no Brasil. Elas usam motor similar ao da aventureira nacional
Por Thiago Moreno
A Honda fez uma ofensiva na segunda metade do ano passado na Ásia com novos modelos na faixa entre 150 e 200 cilindradas. O mercado indiano recebeu a CB200X, uma espécie de aventureira que utiliza o mesmo propulsor que a nossa XRE 190. No mesmo período, os chineses receberam mais duas motos com esse mesmo motor.
Eram a CBF 190TR, com estilo Cafe Racer, e a CRF 190 L, com um visual bastante inspirado pela nova geração da Africa Twin. Apenas pela proximidade dos projetos com a Honda XRE 190 brasileira, a dupla já seria uma boa pedida para cá. Tanto o mercado de modelos de estilo retrô quanto o das aventureiras está crescendo e a marca conta hoje apenas com Bros 160 e a XRE 190 na última categoria, sem ofertas de clássicas de cilindrada intermediária.
Agora, a Honda do Brasil registrou dois pedidos de patente junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e as motos que aparecem são exatamente as CBF 190TR e a CRF 190L. Claro que, neste momento, ainda não é possível dizer se a Honda está de fato interessada em aumentar seu portfólio de motos entre 150 e 200 cilindradas ou se está apenas protegendo seus desenhos globais contra cópias indevidas no Brasil.
No entanto, o sucesso da Royal Enfield com a Meteor 350, que se tornou a moto mais vendida da marca e uma das custom mais vendidas do Brasil em menos de um ano, mostra que o mercado está demandando modelos acessíveis, mas que ainda trazem um visual mais estiloso e requintado. Ao mesmo tempo, o segmento das big trails também está forte e há espaço para modelos aventureiros mais acessíveis também.
No Brasil, seguimos com a Honda XRE 190
Em outubro, a Honda anunciou a chegada da linha 2022 para a XRE 190 ao Brasil. A moto ganhou apenas novas cores – e preço -, seguindo na mesma geração desde o seu lançamento em 2016. Sua base (chassi, rodas e suspensão) é a mesma da Bros 160, mas com um motor maior e mais equipamentos, além do visual exclusivo. A estratégia é antiga na marca. No passado, a XR200, tradicional, e a NX200, com farol fixo, conviveram nas lojas.
O propulsor compartilhado com as motos chinesas que foram registradas por aqui é um monocilíndrico de 184,4 cm³, derivado do motor 160 da CG e da Bros. Flex, tem potência máxima de 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com gasolina, sempre a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,66 kgfm e 1,65 kgfm, respectivamente, a 6.000 rpm. O câmbio tem 5 marchas.
Custando a partir de R$ 16.250 (sem frete), a Honda XRE 190 2022 tem entre os principais equipamentos de série ABS dianteiro e o painel de instrumentos digital mais completo, agregando conta-giros e relógio, ambos ausentes da Bros 160.
Fonte: Motor1.com
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