Conferência que começou neste domingo em Glasgow, na Escócia, reúne mais de 100 líderes e dezenas de milhares de participantes para um mundo mais seguro e verde para futuras gerações
A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26) começou oficialmente neste domingo (31/10) em Glasgow, na Escócia. Na segunda e terça-feira, mais de 100 chefes de Estado discursam na Cúpula dos Líderes Mundiais ligada ao evento.
A expectativa é de que sejam definidas medidas urgentes e novas políticas para enfrentar a mudança climática, eliminar fontes poluentes como o carvão e investir em tecnologias limpas.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) recomenda que o mundo aposte em profundas reduções de emissões para atingir um aquecimento da temperatura de 1,5 ° C até o final do século, como prometido no Acordo de Paris.
Especialistas defendem que Glasgow pode ser “um ponto de virada” para um mundo mais seguro e verde para futuras gerações, mas que é preciso uma ação imediata para isso.
Uma das recomendações é reduzir as emissões globais em 45% até 2030. O pedido feito a economias desenvolvidas e de rendimento médio é que acelerem a ação em favor da meta de 1,5 ° C, por serem as maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa.
A capital escocesa será o centro da mobilização de financiamento público e privado para apoiar os mais vulneráveis na crise climática. Com as alterações do clima, outro alvo é enfatizar que é preciso apoiar comunidades e seus habitats.
Ações nesse sentido incluem apoio à adaptação visando proteger e restaurar os ecossistemas, construindo mecanismos de defesa, sistemas de alerta e infraestrutura resiliente.
Glasgow deve ainda mobilizar finanças de acordo com promessas das nações ricas de canalizar US$ 100 bilhões por ano para se mitigar o aumento da temperatura.
Outra grande meta é mobilizar a atuação conjunta para ajudar a cumprir os propósitos globais, reforçando as colaborações entre governos, empresas e sociedade civil.
Para além de negociações formais que iniciam este domingo, a COP26 deve anunciar ainda novas iniciativas e coalizões para impulsionar ações climáticas.
Fonte: Agência Brasil
Comentários