De acordo com Schwartz, o setor movimentou, apenas em 2021, US$ 176 bilhões e registrou um crescimento, este ano, da ordem de 54% no número global de gamers
“A nova meca da publicidade são os videogames”, afirma Gilson Schwartz no início de sua coluna quinzenal para a Rádio USP. O setor movimentou, somente em 2021, US$ 176 bilhões, o que constitui uma explosão no universo dos games, “muito provavelmente levado pela própria pandemia”. Eles substituíram outras modalidades de entretenimento na preferência dos usuários, a tal ponto que 33% dos anunciantes já identificam especificamente os games casuais, jogados no celular, como sendo fundamentais. “Isso coloca a publicidade dentro dos games”.
Outro dado a comprovar a força desse mercado é o crescimento de 54% no número global de gamers este ano, de modo que “não dá para ignorar mais o o videogame no celular como o principal canal de mídia”, o que, por outro lado, levanta uma série de preocupações em relação à maneira como, dentro dos games, as pessoas são induzidas a jogar e a gastar, muitas vezes entrando em padrões comportamentais de dependência e vício, gastando o que não esperavam em um jogo aparentemente simples. Não é a toa que o mercado que mais cresce é o do videogame no celular, diz Schwartz, “praticamente uma conexão permanente com o mundo digital através do celular, É por aí que a publicidade está crescendo e é por aí que também crescem as preocupações sobre os efeitos da programação desses jogos sobre o comportamento das pessoas”.
Fonte: Jornal USP
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