Grupo de professores leva alunos para visitar países do continente; resultado são seminários, artigos e livros
Entender a América Latina não é tarefa fácil, especialmente quando vivemos em um país que não tem um histórico de muita integração com seus vizinhos de continente. Por isso, todo esforço para conhecer a realidade da região é bem-vindo.
Há alguns anos, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mantém o projeto de extensão universitária Realidade Latino-Americana. Formado por professores interessados em promover o conhecimento do nosso continente, a cada ano o grupo escolhe um ou mais países da América Latina e desenvolve o projeto em três partes:
1) Formação e estudos com especialistas do país escolhido;
2) Viagem com pesquisa de campo;
3) Retorno para a sociedade na forma de seminários, textos e livros. A participação é aberta para alunos de diferentes instituições.
Na USP, por exemplo, a participação se dá através do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam).
Para conversar sobre esse projeto de extensão universitária, o Brasil Latino reuniu Fabiana Rita Dessotti, professora de Relações Econômicas Internacionais do Departamento de Relações Internacionais da Unifesp; Fabio de Oliveira Maldonado, professor de Relações Internacionais e mestre pelo Prolam-USP; Fabio Luís Barbosa dos Santos, professor de Relações Internacionais da Unifesp e coordenador do programa; e Rodrigo Chagas, professor e coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima.
Fonte: Jornal da USP
Comentários