Escritor, pajé e líder políticos yanomami, Davi Kopenawa é uma das principais vozes em defesa da pauta indígena
Nascido em 1956, o escritor, pajé e líder político yanomami Davi Kopenawa é uma das principais lideranças indígenas brasileiras de projeção internacional. Atualmente, é presidente da Associação Hutukara, em Roraima, uma entidade indígena de ajuda mútua e desenvolvimento étnico.
Davi Kopenawa é mais conhecido no exterior que no Brasil. Prova disso é a publicação da autobiografia “La chute du ciel” (A queda do céu), em 2010, somente na França. O livro, escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert, possui tradução para o inglês.
Assina, ao lado do cineasta Luiz Bolognesi, o roteiro do longa metragem A Última Floresta, lançado em 2021 e que retrata o cotidiano de um grupo yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos.
Entre os admiradores do líder indígena, está o rei Harald V da Noruega. Em 2013, o monarca nórdico visitou a Terra Indígena Yanomami e passou quatro dias na aldeia Watoriki, onde David mora, dormindo em rede e comendo a mesma comida que os indígenas.
O reconhecimento da atuação de Kopenawa da defesa dos direitos indígenas e da floresta foi laureada com diversos prêmios, entre eles a Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1989); e a Ordem do Rio Branco ao grau de Cavaleiro, em Brasília (1999). Além disso, em 2009, foi homenageado pelo comitê Bartolomeu de Las Casas, em Madrid.
Fonte: Portal Amazônia
Comentários