Governadores da Amazônia querem criar fundo internacional para preservação da floresta

Os governadores da Amazônia Legal estão se articulando para criar um fundo internacional com multidoadores para financiar projetos de conservação florestal e desenvolvimento sustentável na região, informou o Valor. Com o congelamento do Fundo Amazônia há quase dois anos, precipitado por desavenças causadas pelo ministro Ricardo Salles com os governos da Alemanha e Noruega, os estados amazônicos estão tentando “driblar” o mau humor internacional com o governo Bolsonaro e dialogando diretamente com potenciais doadores no exterior.

O governador Flávio Dino (Maranhão) quer priorizar o financiamento externo para a remuneração dos serviços ambientais prestados pela floresta, regulamentada pelo Congresso no começo do ano. “Queremos mostrar que há atores no país que defendem a agenda ambiental e que temos que buscar o diálogo”, disse Dino. “Claro que tem gente no Brasil que quer desmatar e tocar fogo em tudo. Mas a imensa maioria do povo brasileiro pensa corretamente”.

Em tempo: A Concertação pela Amazônia reuniu ontem (22/2) lideranças empresariais, pesquisadores, ambientalistas e políticos dos estados amazônicos para discutir os planos do governo Biden para auxiliar nos esforços de preservação na Amazônia. O ex-negociador-chefe de Obama para o clima, Todd Stern, apresentou uma proposta de proteção para a Amazônia com foco na criação de um fundo internacional para financiar a conservação florestal na região e o uso da política comercial como instrumento de reforço à fiscalização e ao controle das cadeias de fornecimento para o mercado norte-americano. A proposta foi submetida à Casa Branca no mês passado por um grupo de ex-negociadores e diplomatas norte-americanos para apoiar a formulação da política do novo governo para a Amazônia e o Brasil. O Valor deu mais detalhes.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.