Lojas do comércio em geral e shoppings poderão funcionar para atendimento presencial no Amazonas a partir da próxima segunda-feira, 22. A circulação de pessoas permanece autorizada apenas entre 6h e 19h. O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, em transmissão pelas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira, 19. As novas medidas de flexibilização valem até domingo, 28, e constam em decreto que deve ser publicado ainda nesta sexta.
De acordo com Lima, Manaus permanece na fase vermelha em relação à situação da pandemia de Covid-19. Apesar disso, mais estabelecimentos poderão funcionar. “Ao longo da semana eu conversei com vários segmentos sobre os ajustes que íamos fazer nesse novo decreto. E agora há pouco tive reunião com os poderes e os comuniquei sobre essas alterações”, disse Lima.
As lojas em geral poderão abrir das 9h às 15h, de segunda-feira a sábado para atendimento presencial. O delivery poderá ocorrer das 8h às 17h e o drive thru – quando o cliente é atendido no veículo apenas para buscar o produto na loja – das 8h às 16h.
Os shoppings podem abrir de segunda a sábado, das 10h às 16h. Quanto ao delivery, deve ser realizado de 8h às 17h e o drive thru, das 10h às 17h. A praça de alimentação dos shoppings poderá funcionar, mas com 50% da capacidade, distanciamento social e uso de máscara pelos consumidores assim que terminarem de comer. Os estacionamentos dos locais podem ser ocupados em até 70% de sua capacidade.
Os restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes podem abrir de segunda-feira a sábado, das 6h às 16h com capacidade de até 50%. O delivery continua até 22h e o drive thru até 18h.
Unidades de ensino podem funcionar apenas para funcionamento da parte administrativa, de segunda a sexta-feira, por agendamento, com 50% da capacidade do estabelecimento.
As marinas podem funcionar para manutenção preventiva e corretiva e as atividades de construção civil estão permitidas para obras de manutenção e reformas em residências.
Já os supermercados estão com os horários mantidos, de 6h às 19h, com a diferença de que agora as seções de produtos considerados não essenciais estão autorizadas a funcionar. A medida vale para supermercados de pequeno, médio e grande porte, atacadistas, pequeno varejo alimentício e padarias.
O interior do Amazonas continua na fase roxa, considerada pelos órgãos estaduais de saúde a mais crítica.
As medidas que não foram citadas pelo governador permanecem inalteradas, conforme os decretos nº 43.376 e nº43.377.
Fonte: Amazonas Atual
Comentários