“Existirmos… a que será que se destina”, indaga o poeta piauiense Torquato Neto, guru da Tropicália, traduzido na harmonia simbólica e melódica do compositor baiano Caetano Veloso. Qual o sentido impactante da existência, senão “olharmo-nos em intacta retina”, ou seja, com transparência, liberdade e solidariedade, e descobrir que “…só existo se você me reconhece”. Assim procedendo nos sentiremos passageiro da mesma viagem.
Compartilhar esse olhar, na partilha de descobertas e de habilidades, é a proposta do curso Formação de Impacto Social que ocorrerá em Manaus de 22 de março a11 de maio, sob a responsabilidade do Impact Hub Manaus e do Amani Institute aberto a estudantes, professores, profissionais e instituições das diversas áreas sociais. O impacto social, portanto, pede passagem em tempos de mudanças liberais.
O curso é composto por duas imersões sobre inovação e 12 encontros intermediários que tratarão do desenvolvimento regional amazônico sob a perspectiva de novos modelos de negócios. A premissa básica do evento é assegurar o impacto de inovação desses novos negócios no cotidiano da comunidade, a ser medido pelo nível de satisfação econômica, socioambiental e política do lugar; sem ser religioso, a proposta do evento é religar relacionamentos, tanto das pessoas entre si como pertencentes a um novo movimento, como de seu nível de relacionamento com o parâmetro ambiental.
O parceiro local, o Impact Hub de Manaus, que abriga e responde pela coordenação do evento, assim se define: “…acreditamos que um mundo melhor é criado através das realizações conjuntas de indivíduos criativos, comprometidos, apaixonados e focados em propósito comum. Somos um espaço que fomenta empreendedorismo e inovação social na prática”. O curso é fruto de uma parceria entre o Impact Hub Manaus e o Amani Institute, renomada organização que fomenta a inovação no Brasil e no mundo. Com sede em São Paulo, Quênia e Índia, o instituto está começando a expandir suas atividades e o Impact Hub Manaus será a primeira cidade no norte do Brasil a coordenar um curso em parceria.
Jovens construindo novas sinapses socioeconômicas fundadas na premissa da sustentabilidade numa região sensível e saudável – a Amazônia – para empreenderem base ao compromisso na redução do aquecimento global. É essencial compatibilizar economia e ecologia, tendo em vista fazer avançar projetos de impacto social positivo e desenvolvimento profissional em gestão de projetos. Cabem nessa catraia promissora tanto as experiências empreendedoras em startups– que colocam Manaus no ranking nacional de resultados – quanto dentro de organizações já consolidadas, como muitas empresas do Polo Industrial de Manaus. O curso pretende percorrer caminhos (como impactar), apresenta ferramentas (para impactar), como diferencial de trabalhar a perspectiva pessoal como fundamento para o impacto social do “eu impactando” para o “nós compartilhando” um amanhã melhor,ambientalmente equilibrado, economicamente rentável, politicamente correto e socialmente justo, como recomenda o mestre Samuel Benchimol, nossa maior autoridade em sustentabilidade a serviço da humanidade.
Comentários