“É hora de nos unirmos e reafirmarmos nosso compromisso com um futuro em que o desenvolvimento integral e integrado, e a preservação caminhem juntos. Afinal, a Zona Franca de Manaus é um modelo de todos nós, por todos nós.”
Por Belmiro Vianez Filho
__________________
A Zona Franca de Manaus (ZFM) se consolida como um modelo único de desenvolvimento sustentável, protegendo a floresta em pé, gerando riquezas e promovendo oportunidades de trabalho em uma das regiões mais desafiadoras do país. Contudo, a iminente Reforma Tributária traz consigo desafios que exigem união e articulação estratégica de todos os setores comprometidos com a prosperidade do Amazonas e da Amazônia como um todo.
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), enquanto termômetro da eficácia do Governo Federal, tem reforçado a legitimidade deste modelo ao apresentar indicadores que comprovam as conquistas históricas proporcionadas pela ZFM. Esses dados são incontestáveis, mostrando como o equilíbrio entre incentivos fiscais, comércio, produção industrial, atividade agrícola e conservação ambiental pode ser um modelo para todo o país.
Leia o último artigo de Belmiro:
Agora, mais do que nunca, conclamamos os parceiros do desenvolvimento sustentável – governos estaduais beneficiados pelo modelo, a classe política, empresários, a academia, organizações sociais e ambientalistas – a unirem esforços. É fundamental que a bancada parlamentar, composta por representantes comprometidos com os valores e os direitos inscritos na Constituição Federal, esteja alinhada com a gestão da Suframa – atenta, ousada e acolhedora – para consolidar e ampliar as conquistas alcançadas.
A participação ativa e engajada em rodadas de conversas, audiências públicas e fóruns de decisão é imprescindível. Somente por meio da articulação coletiva e do apoio político-institucional será possível garantir que as diferenças regionais não sejam tratadas como privilégios, mas como um reconhecimento justo das dificuldades logísticas, sociais e econômicas enfrentadas pelos cidadãos amazônicos.
Essa luta não é apenas pela manutenção de incentivos fiscais, mas pelo direito constitucional ao trabalho, à geração de riqueza e à partilha de oportunidades que promovem justiça e equidade. A ZFM é um patrimônio de todos os brasileiros, um símbolo de que desenvolvimento sustentável é possível, alinhando crescimento econômico com proteção ambiental e inclusão social.
Reforçamos, pois, o chamado à classe política, ao setor produtivo e a todas as forças vivas da sociedade para que estejam lado a lado nessa batalha. A prosperidade sustentável do Amazonas, da Amazônia e do Brasil está em jogo. É hora de nos unirmos e reafirmarmos nosso compromisso com um futuro em que o desenvolvimento e a preservação caminhem juntos. Afinal, a Zona Franca de Manaus é um modelo de todos nós, por todos nós.
Belmiro Vianez Filho é empresário do comércio, ex-presidente da ACA e colunista do portal BrasilAmazôniaAgora e Jornal do Commércio