Em um esforço conjunto para garantir o futuro das crianças amazonenses, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) está lançando um amplo levantamento sobre a situação da alfabetização infantil nos 62 municípios do estado. A iniciativa, que visa avaliar o andamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, busca identificar os desafios e as oportunidades para que todas as crianças do Amazonas tenham acesso à educação de qualidade e alcancem seu pleno potencial.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal, estabeleceu a meta de alfabetizar 80% das crianças brasileiras até 2030. No Amazonas, no entanto, a realidade ainda está distante desse objetivo, com apenas 52% das crianças alfabetizadas, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Um olhar aprofundado: questionários e coleta de dados
Diante desse cenário, o TCE-AM, por meio do Departamento de Controle Externo em Educação (DEAE), está coletando informações detalhadas sobre as ações implementadas pelos municípios para alcançar as metas do programa. Através de questionários enviados às prefeituras, com prazo de resposta até o dia 14 de junho, o Tribunal busca mapear os avanços, os desafios e as particularidades de cada localidade.
O levantamento está sendo coordenado pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e com o Tribunal de Contas da União (TCU). No Amazonas, a iniciativa conta com a colaboração de 25 Tribunais de Contas do país, incluindo o TCE-AM, somando forças para garantir a qualidade da educação infantil em todo o território nacional.
A importância da colaboração: um chamado à ação
A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destaca a importância da participação de todos os municípios para o sucesso da iniciativa. “A alfabetização é a base para todo o aprendizado e é fundamental para o desenvolvimento das crianças. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma oportunidade para garantir que todas as crianças do Amazonas tenham acesso à educação de qualidade e alcancem seu pleno potencial”, afirma a conselheira.
A chefe do DEAE, Adrianne Regina Freire, reforça o apelo à colaboração dos municípios. “Precisamos que todos os municípios respondam ao questionário até o dia 14 de junho para que possamos dar continuidade à análise e propor soluções efetivas. Essa colaboração é fundamental para melhorar nossos índices de alfabetização, que atualmente estão abaixo da média nacional”, ressalta a chefe do DEAE.
Desafios e realidades distintas: um retrato preciso
O levantamento do TCE-AM também busca identificar os desafios específicos que cada município enfrenta para alcançar as metas de alfabetização. Cidades como Manaus já apresentam índices acima de 80%, enquanto outras, como Uarini, Eirunepé e Maraã, ainda registram índices muito abaixo da média. Essa análise detalhada permitirá que o Tribunal e os demais órgãos envolvidos proponham soluções direcionadas para cada realidade local.
A análise final dos dados coletados pelo TCE-AM está prevista para ser concluída até 31 de agosto. Com base nos resultados, o Tribunal e os demais órgãos envolvidos poderão planejar e implementar medidas estratégicas para alcançar as metas de alfabetização estabelecidas para os próximos anos.
O secretário de Controle Externo do TCE-AM, Stanley Scherrer, enfatiza o compromisso do Tribunal com a melhoria da qualidade da educação no Amazonas. “Esse é um trabalho que visa não apenas melhorar os índices de alfabetização, mas também recompor o aprendizado das crianças que foram prejudicadas durante a pandemia. Com um esforço conjunto, o Amazonas pode avançar significativamente na educação infantil, garantindo um futuro melhor para suas crianças”, finaliza o secretário.
Informações adicionais para contribuir com a causa:
Para mais informações sobre o levantamento do TCE-AM sobre a alfabetização infantil, os interessados podem entrar em contato com o DEAE pelo telefone (92) 3669-2504 ou pelo e-mail [endereço de e-mail removido]. Juntos, podemos
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