O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) abre inscrições para vagas de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia – Ecologia (PPG-ECO), oferecendo bolsas pela CAPES/FAPEAM em diversas linhas de pesquisa.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, através do Programa de Pós-Graduação em Biologia – Ecologia (PPG-ECO), está com um processo seletivo aberto para preencher 11 vagas em seu curso de doutorado. Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de março, e o programa aceita inscrições em um sistema de fluxo contínuo.
Inscrições e documentação necessária
Candidatos ao doutorado devem enviar a documentação requerida pelo EDITAL INPA/COCAP No 07/2023 por meio digital. Esta documentação deve ser enviada para o endereço eletrônico [email protected]. É imprescindível incluir o formulário de inscrição preenchido entre os documentos enviados. Todas as 11 vagas são abertas para concorrência geral.
Requisitos para os candidatos
Os aspirantes às vagas devem se alinhar com as diversas áreas de pesquisa abrangidas pelo PPG-ECO. Além disso, é cobrada uma taxa de inscrição de R$100 para participar do processo seletivo.
Seleção e disponibilidade de bolsas
O processo seletivo ocorrerá em duas fases distintas. A primeira fase é a análise do projeto de pesquisa, que é eliminatória. A segunda fase envolve a avaliação dos documentos submetidos e da produção científica do candidato, sendo esta fase classificatória. Bolsas de estudo serão oferecidas pela CAPES/FAPEAM, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III, com o objetivo de promover a qualificação de profissionais em áreas de interesse estratégico para o estado.
Informações adicionais sobre o PPG-ECO
O PPG-ECO é um programa de destaque, tendo recebido a nota máxima (7) na avaliação quadrienal da Capes para o período de 2017-2020. Ele se destaca por ser o único programa de pós-graduação do Amazonas com tal nota e um dos três mais bem avaliados da região Norte. O programa abrange diversas linhas de pesquisa, incluindo ecologia de comunidades e humana, ecossistemas, populações, organismos, evolutiva e biogeografia, além de focar na conservação e manejo dos recursos naturais da Amazônia.
Com informações do Governo Federal
Comentários